Geral

Corumbá recebe mais de 8 mil máscaras de proteção enviadas pela Segurança Nacional

7 JUL 2020 • POR Marcelo Fernandes da Comunicação Municipal • 09h48
Doação foi possível porque a Guarda Municipal de Corumbá é credenciada na Senasp. - Divulgação PMC

A prefeitura de Corumbá entregou a Guarda Municipal nesta segunda-feira (6), EPIs (Equipamentos de Segurança Individual) recebidos por doação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Parceria buscada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública viabilizou junto a Senasp 8.800 unidades de máscaras cirúrgicas descartáveis; 88 caixas de luvas de procedimentos e 352 unidades de álcool 70 em gel.

“Agradeço à SENASP pela parceria, que num trabalho conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, nos ajuda fazer um trabalho diferenciado e de qualidade para a nossa população. Esses equipamentos estão sendo entregues a cada guarda municipal e serão muito úteis para dar ainda maior segurança a esses servidores, que estão atuando diretamente na linha de frente do combate à pandemia”, disse o prefeito.

Iunes afirmou que o envio dos EPI’s pela SENASP só foi possível porque a Guarda Municipal de Corumbá está credenciada na Secretaria Nacional de Segurança Pública. “Em Mato Grosso do Sul, além de Corumbá outras duas cidades tiveram o material destinado pela SENASP. Isso mostra o bom trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública que habilitou a nossa Guarda Municipal a receber todo esse material”, complementou o chefe do Executivo corumbaense. No estado as guardas municipais de Campo Grande e Dourados também foram contempladas.

Marcelo Iunes ressaltou que o trabalho de sempre buscar parcerias em prol do desenvolvimento do Município traz resultados positivos nos mais variados setores. “Emenda da senadora Soraya Thronicke viabilizou, junto à SENASP, quatro viaturas para a Guarda Municipal”, destacou o prefeito.

Participando da entrega dos materiais, o secretário Municipal de Segurança Pública, Edson Panes Filho, explicou o procedimento que levou à parceria do Município com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. As Guardas Municipais que foram contempladas com os EPI’s passaram pela análise documental da Senasp até o dia 03 de junho de 2020.

“O prefeito Marcelo Iunes nos orientou a realizar o cadastro da Guarda Municipal em nível federal e assim fizemos. Apresentamos toda a documentação necessária para a SENASP. No Mato Grosso do Sul temos só três Guardas cadastradas lá e, no Brasil, são poucas as Guardas credenciadas para o recebimento de benefícios que o Ministério da Justiça repassa. Nos enviaram esses equipamentos para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. O prefeito formalizou o convênio e recebemos os materiais. Cada guarda receberá um kit com álcool gel, máscaras e luvas que corresponde a três meses de trabalho”, disse o secretário.

Comandante da Guarda Municipal, Cleber Figueiredo, classificou como “muito importante” o acesso aos EPI’s por todos os guardas municipais de Corumbá. “É muito importante para o guarda municipal porque dá tranquilidade para trabalhar. Essa parceria dá mais condições para nossos guardas cumprirem com seu serviço e garantir sua saúde. Fortalece ainda mais nosso serviço e a integridade física de nossos servidores. Estamos na linha de frente, diariamente com fiscais de Postura, auxiliando no toque de recolher, atuando na UPA e Pronto-Socorro”.

Miguel Soares, guarda municipal há 19 anos, destacou a importância dos equipamentos para os servidores. “Para nosso trabalho no dia a dia é muito importante. Também mostra a preocupação do prefeito em zelar pela segurança e saúde dos funcionários. É de grande valia para nós esse material, trabalhamos diretamente na linha de frente do enfrentamento à pandemia e nos dá a segurança de voltarmos para casa com saúde”, pontou. Os agentes de trânsito da AGETRAT também receberão os kits com os equipamentos de proteção.