Geral

Queima controlada mantém escola Jatobazinho protegida de incêndio no Pantanal

6 JUL 2020 • POR Gesiane Sousa • 07h44
Bombeiros utilizam técnica de fogo controlado para conter a propagação do incêndio. - Divulgação Bombeiros

Os incêndios florestais que ocorrem no pantanal de Corumbá desde o dia 1º de julho continuam ameaçando a sede da escola Jatobazinho. Seis brigadistas do Ibama Prevfogo estão na área desde o começo das chamas e neste domingo (5) receberam o reforço dos Bombeiros de Corumbá. Como definido em reunião virtual no último sábado (4), entre o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e o Corpo de Bombeiros da região. Coronel Rabelo, presidente do IHP, conversou por telefone com site Capital do Pantanal, e confirmou a força tarefa em prol de proteger o patrimônio da escola.

Bombeiros utilizam trator para ter acesso aos focos de incêndio. Foto: Divulgação Bombeiros

Imagens produzidas por drone exibem a triste realidade de destruição do bioma pantaneiro. A cortina de fumaça é gigantesca, até o último sábado (4) calculava-se que o fogo já havia destruído pelo menos 50 mil metros quadrados. Os ventos fortes têm facilitado a propagação do fogo que ocorre em área de difícil acesso.

Em relato, Bombeiros afirmam que utilizam um trator com compartimento de água para realizar o combate das chamas, um caminhão não seria possível. Ainda segundo os Bombeiros, foi necessário realizar um aceiro por meio de queima controlada na área próxima  à escola. A técnica é utilizada para evitar que os focos atinjam a única unidade escolar da região.