Geral

Bombeiros se unirão a brigadistas para impedir que fogo destrua escola no Pantanal

4 JUL 2020 • POR Gesiane Sousa • 10h51
Brigadistas do Prevfogo estão na região desde quinta-feira (2). - Divulgação IHP

Reunião virtual entre o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e o Corpo de Bombeiros Militar de Corumbá, realizada na manhã deste sábado (4), definiu novas estratégias para combater as chamas no Pantanal de Corumbá, que já entra pelo quarto dia e ameaça atingir a sede da escola Jatobazinho.

Segundo Coronel Rabelo, presidente do Instituto Homem Pantaneiro, seis brigadistas do Ibama Prevfogo estão na região desde a última quinta-feira (2), e na reunião de hoje ficou definido que os Bombeiros de Corumbá unirão forças para impedir o pior. Mais de 50 mil metros quadrados já foram destruídos pelo incêndio florestal.

Sobrevoo realizado ontem diagnosticou que o fogo ocorre em área com umidade, porém os ventos fortes estão ocasionando no alastramento das chasmas para direções diferentes. “O IHP está atuando junto com o Instituto Acaia Pantanal fazendo as mobilizações para o combate, nosso objetivo nesse momento é proteger o patrimônio da escola, mas também avaliamos a possibilidade de combate ao fogo que se direciona para outra parte da mata, também próxima a escola, mas sem risco de atingimento”, explica o Coronel.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais- INPE Corumbá já soma quase 2 mil focos de incêndio neste primeiro semestre do ano. A cidade é líder do ranking nacional por municípios.