Geral

Incêndio destrói 3 hectares de mata à beira do rio no Pantanal

30 JUN 2020 • POR Gesiane Sousa • 10h50
PMA suspeita que incêndio tenha sido provocado para renovação da pastagem. - Divulgação PMA

Senhor de 81 anos, responsável por espólio (patrimônio), morador de Corumbá, foi multado em R$ 3 mil e autuado pela Polícia Militar Ambiental (PMA) de Corumbá, nesta segunda-feira (29), por incendiar área de 3 hectares de matas ciliares do Rio Paraguai. O autor é herdeiro da área. O flagrante ocorreu quando equipe realizava fiscalização fluvial no município, a aproximadamente 45 km da cidade, na região conhecida como Domingos Ramos.

No local, os Policiais verificaram que o fogo já estava quase extinto. Eles mediram a área atingida com uso de GPS, que somou 3 hectares de pastagem nativa. O autor justificou que o fogo era para combate a um incêndio que surgiu no local (fogo, contra fogo), porém, porém ao verificar com drone, a equipe suspeitou que o fogo fora provocado para renovação da pastagem nativa.

Não havia a licença ambiental para a atividade, que ainda pode ser permitida, desde que com a licença ambiental expedida pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). A PMA interditou a área.

O autor foi autuado administrativamente e multado em R$ 3.000,00. Ele também poderá responder por crime de degradação de área de preservação permanente, com pena prevista de um a três anos de detenção.