Geral

Operação Militar Covid-19 completa 100 dias com quase 2 mil ações na fronteira

30 JUN 2020 • POR Gesiane Sousa • 08h17
Militares do Exército realziam fiscalização de entrada e saíde na linha da fronteira, incluindo estradas clandestinas. - Divulgação Exército

No último sábado, 27 de junho, a Operação Covid-19, coordenada pelo Ministério da Defesa e comandada pelo Comando Conjunto do Oeste completaram 100 dias. As operações realizadas pela Marinha do Brasil e pelo Exército, com apoio da Força Aérea Brasileira, em cooperação com os diversos órgãos e agências governamentais de Saúde e da Segurança Pública, tem por objetivo contribuir com a prevenção e controle do novo Coronavírus nos Estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

 Entre os destaques da operação iniciada em 20 de março, estão a descontaminação de 152 locais públicos, 1.813 operações de controle na fronteira, 258 participações em apoio as barreiras sanitárias, 11 médicos militares disponibilizados para atender outras regiões no país, 522 ações de apoio a órgãos de saúde como campanhas e doação de sangue, produção de 54.807 mil unidades de máscaras de proteção e outras. 

Tabela contabiliza todas as ações dentro dos 100 dias de operação Covid-19. Foto: Reprodução de relatório

Para o Comando Conjunto do Oeste, as ações atendem as necessidades em relação a manutenção da ordem pública e na proteção da saúde. “As tropas prosseguem atuando, de forma permanente, 24 horas por dia e 7 dias por semana, com profissionalismo e dedicação, atributos inerentes à profissão militar, no combate aos efeitos do novo coronavírus”.