Geral

Fazendeiro é multado em R$ 9 mil por desmatamento ilegal

16 JUN 2020 • POR Gesiane Sousa • 10h18
Fazendeiro responderá por crime ambiental com pena de seis meses a a um ano de detenção. - Divulgação PMA

Denúncias de exploração de madeira na região conhecida como Sete Placas, nas proximidades do Campo dos Índios, a 70 km da área urbana de Miranda, levaram equipe da Polícia Militar Ambiental, nesta segunda-feira (15) até fazendeiro infrator que já havia derrubado 13 árvores da espécie aroeira. A madeira retirada estava sendo desdobrada, com uso de motosserra em mourões e palanques para cerca, que mediram 2,2 m³.

O proprietário da fazenda informou que não possuía a licença ambiental para a exploração da madeira e nem a Licença de Porte e Uso (LPU) do motosserra. Sete mourões e nove firmes foram apreendidos, juntamente com a motosserra ilegal que era utilizada no crime. Os Policiais perceberam que a exploração seria continuada, caso a fiscalização não localizasse o crime. A atividade foi interditada.

O infrator (67), residente em Miranda, responderá pelo crime ambiental de exploração ilegal de madeira, com pena de seis meses a um ano de detenção e por crime ambiental de uso de motosserra sem licença, com pena de três meses a um ano de detenção. Ele também foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 9.000,00 pelas infrações.