Geral

Corumbá teve aumento de 25 novos casos de Covid-19 em 10 dias

3 JUN 2020 • POR Gesiane Sousa • 08h52
Aumento da testagem no drive trhu da cidade pode estar ligado a ascendência da curva. - Divulgação PMC

A curva de crescimento de infectados pelo novo Coronavírus em Corumbá está ascendente. Do dia 23 de maio até ontem, 2  de junho, dia em que a secretaria de saúde emitiu o boletim epidemiológico atualizado, foram 25 novos casos, o que dá mais de dois casos por dia.

O rápido crescimento da curva pode estar ligado ao aumento das testagens, com a implantação do drive thru na cidade, desde o dia no dia 9 de maio. Recentemente, no dia 27 do mês passado, a secretaria de saúde do estado ampliou o número de testes no drive thru de Corumbá, que agora realiza 120 testes por semana. Segundo infectologistas e especialistas da área da saúde, os testes são essenciais para que o município tenha informações reais da atual condição de seus habitantes, para então definir estratégias eficientes de combate e controle do vírus.

Desde o mês de Março, Corumbá vem adotando medidas preventivas e restritivas a locomoção para deter a disseminação do novocoronavírus. As barreiras sanitárias instaladas nas entradas da cidade estão em funcionamento por mais de 60 dias, e mais de 15 mil pessoas já foram abordadas. Todos que entram em Corumbá por estradas regulares preenchem um cadastro com informações pessoais e tem a temperatura aferida. A barreira serve para controlar a entrada de pessoas com suspeitas de Covid-19.

Outro ponto é o transporte intermunicipal, paralisado por decreto desde o final de março, a cidade tem percebido um aumento descontrolado da clandestinidade. Pessoas oferecem “caronas” diariamente nas redes sociais e terminam se deslocando entre as cidades sem a segurança assegurada pelas empresas regularizadas no município. A prefeitura já admitiu ter conhecimento do transporte clandestino que ocorreo e afirmou estar avaliando a possibilidade de reabrir a rodoviária intermunicipal, para realizar um melhor controle da situação, porém até o momento nada foi divulgado.  Na última Live transmitida pela prefeitura, no final de maio, informaram que ainda estão realizando avaliação técica e as medidas que deverão ser adotadas pelas empresas credenciadas. Segundo o secretário de saúde Rogério Leite, as barreiras sanitárias também atuam nesse sentido, “percebemos um aumento dos transportes irregulares, clandestinos ou grupo de caronas. Sempre que os fiscais se deparam com uma situação desta o órgão competente é acionado imediatamente”.

O ponto positivo é que dos 44 casos confirmados, apenas um está internado, trata-se de uma mulher de 44 anos, notificada no dia 1º de junho. Outros 25 se recuperaram da doença e 18 estão em tratamento domiciliar, o que seginifica que apresentam quadro de saúde estável, sem sintomas graves da Covid-19.