Geral

Boliviano que morreu por Covid-19 na Santa Casa entrou clandestino em Corumbá

1 JUN 2020 • POR Gesiane Sousa • 08h44

A confirmação da morte de um boliviano de 67 anos, na última quarta-feira, 27 de maio, na Santa Casa de Corumbá traz a tona o acesso à cidade pelas estradas vicinais que ligam o Brasil à Bolívia. Os caminhos que não possuem fscalização fixa permitem a entrada clandestina.

Segundo a secretaria de saúde do município, o boliviano é aposentado e morador da cidade de Puerto Quijarro. Ele procurou o Pronto Socorro na semana passada e foi internado imediatamente após resultado do exame de raio-x do pulmão, porém o estado avançado da doença não lhe deu chances de cura, mesmo tendo recebido todo o tratamento recomendado com internação no CTI (Centro de Tratamento Intensivo). O homem morreu no mesmo dia em que foi internado, 27 de maio.

Foi coletado material, Swab, para realização do teste Covid-19, e encaminhado para Campo Grande, o resultado foi emitido no dia 29 informando que o paciente era positivo.

Segundo informações da secretaria de saúde, o aposentado boliviano entrou em Corumbá por estradas vicinais, furando o bloqueio das fronteiras entre os dois países, que estão fechadas há mais de dois meses. O funeral foi realizado na Bolívia e o óbito será contabilizado para o país vizinho.

A Prefeitura Municipal reforça que o fechamento e a fiscalização da fronteira não são de competência do poder executivo municipal. As autoridades responsáveis foram comunicadas acerca do fato.