Geral

Santa Casa de Corumbá recebe mais de 8 mil testes rápidos e 88 mil EPI’s doados pela Vale

16 MAI 2020 • POR Redação • 09h27
Esta é a terceira doação de EPI´s que a Vale faz a Santa Casa de Corumbá. - Divulgação

A Santa Casa de Corumbá recebeu, nesta sexta-feira (15), 8,4 mil kits de testes rápidos para o novo Coronavírus e 88 mil equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais de saúde, sendo 8 mil máscaras N-95, 20 mil aventais e 60 mil luvas. Os insumos, comprados pela Vale, fazem parte da terceira remessa de EPIs doados pela empresa ao hospital, responsável pelo atendimento dos municípios de Corumbá e Ladário, no Estado do Mato Grosso do Sul.

Até agora, já foram entregues à Santa Casa mais de 436 mil EPIs, sendo 254 mil máscaras cirúrgicas descartáveis, 134 mil luvas, 39,8 mil aventais, 8 mil máscaras N-95 e 200 óculos de proteção. A doação direta soma-se às ações de apoio ao Governo Federal.

Outras ações no Estado

A Vale doou, em março, 125 máscaras N95, 400 óculos de proteção, cinco caixas de luvas e quatro termômetros digitais IFR1DV1 para a Prefeitura de Corumbá. A empresa também disponibilizou ao poder público municipal um contêiner para a instalação de uma barreira sanitária na fronteira com a Bolívia.

A Prefeitura de Ladário também foi contemplada com uma ambulância, mais de uma centena de EPIs para os profissionais de saúde, incluindo luvas, máscaras N95 e óculos de proteção, e 30 frascos de álcool em gel 70%.

Em relação ao Governo do Estado, a Vale doou 50 frascos de álcool em gel 70% para o 6° Batalhão de Polícia Militar do Mato Grosso do Sul. A empresa também entregou, para a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) de MS, 844 metros de tecido TNT, 521 metros de elástico, 80 rolos de linha e 80 rolos de fio para a confecção de máscaras pelos detentos.

Representantes da Vale visitaram o CTI exclusivo para casos graves de Covid-19 na Santa Casa. Foto: Divulgação 

Kits de testes e equipamentos de proteção doados ao Governo Federal

Nesta semana, a Vale concluiu o repasse para o Governo Federal de 5 milhões de kits de testes rápidos e 15,8 milhões de EPIs - sendo 2,54 milhões de máscaras N-95, 10,7 milhões de máscaras cirúrgicas descartáveis, 2,3 milhões de aventais, 216 mil luvas e 4,5 mil óculos de proteção.

Prevenção e saúde dos empregados

A Vale vem tomando todas as medidas necessárias para reforçar a prevenção do COVID-19 nas localidades onde está presente e em seus locais de trabalho. Tem ainda focado em reduzir a presença do efetivo administrativo e operacional nas unidades, de forma a manter apenas os serviços essenciais.

Além do trabalho remoto adotado desde o dia 16 de março para empregados cujas funções são elegíveis a home office e para empregados dos grupos de risco, conforme orientação do Ministério da Saúde, a empresa colocou em prática uma série de ações preventivas para evitar aglomeração, como redução da quantidade de pessoas nas portarias, nos ônibus e nos restaurantes. Também foram implantadas medidas para aumentar o distanciamento social, reforçados os protocolos de limpeza e desinfecção nas instalações da empresa e instituído o uso de máscaras, de acordo com recomendações técnicas.

A Vale reforça que está em conformidade com os protocolos de saúde e segurança estabelecidos pelas autoridades e agências de cada um dos países onde opera e está monitorando o desenvolvimento da situação.