Geral

Sem grandes recursos, a prevenção ao Covid-19 é a melhor estratégia para Ladário

6 ABR 2020 • POR Gesiane Sousa • 17h44

A notícia de que os dois casos suspeitos de Covid-19 na cidade de Ladário foram descartados pelo Laboratório Central (Lacen) de Campo Grande,  nesta segunda, 6, fez os moradores da pequena Pérola do Pantanal ficarem mais calmos. A cidade que é considerada de pequeno porte com pouco mais de 23 mil habitantes teme por uma infestação em massa do novo vírus, já que o município não dispõe de muitos recursos na área da saúde, depende do hospital da vizinha Corumbá e possui orçamento limitado para socorrer seus pacientes.

Segundo Josiane Braga, secretária municipal de saúde, os casos foram acompanhados de perto pelas equipes da secretaria, e os pacientes também deram negativo para H1N1. “Acompanhamos todas as notificações de pacientes ladarenses que procuram o pronto atendimento no município vizinho, e em especial nos casos suspeitos de Coronavírus e H1N1.

A secretária acredita que o fato de os pacientes terem testado negativo indica que as ações de enfrentamento ao Coronavírus empenhadas pelo município estão no caminho certo. Desde 21 de março, a prefeitura instaurou, através do decreto nº 5.119, o toque de recolher na cidade das 21h às 5h. O comércio funciona restritamente entre 8h e 18h, com diferença dos serviços essenciais como padaria, supermercado e posto de combustível. As feiras livres estão suspensas até o dia 21 de abril, podendo ser a data prorrogada.