Geral

Vítima de crime cibernético vereador mais uma vez aciona a justiça

28 MAR 2020 • POR Sylma Lima • 15h05
Lucinao Costa busca forças junto à família para desmascarar quem estar por trás do perfil falso. - Arquivo pessoal

Crimes cibernéticos, ou virtuais, estão entre as novas modalidade que o direito penal tem enfrentado na sociedade moderna. As fake news e os perfis falsos proliferam e espalham notícias com emtiras disseminando medo entre as pessoas. Recentemente o vereador corumbaense Luciano Costa enfrentou um problema por um ‘internauta’ que teria criado uma perfil no Facebook utilizando seu nome e foto.

Ocorre que o criminoso usa deste artíficio para denegrir a imagem do vereador que é casado e tem filho de poucos meses. As mensagens sugerem ‘cantadas’ em mulheres durante a madrugada com o objetivo de denegrir a imagem da figura pública construída em anos de trabalho, “há três anos venho enfrentando esse problema. Tenho dó da pessoa que usa deste recurso para me atingir porque foi rejeitado.  Eu espero que ele procure ajuda psicológica e siga adiante com sua vida, ou mude de estratégia porque a polícia esta rastreando o IP do computador onde a página falsa foi criada”, disse Luciano ao site Capital do Pantanal nesta tarde de sábado, 28, após registrar mais um boletim de ocorrências.

O vereador lembra queesta  não é primeira vez que isso acontece, pede desculpas aos internautas e lamenta pelo episódio garantindo que o culpado será punido, “vou continuar cumprindo meu papel de legislador e fazendo o melhor pela minha cidade. Não  posso e não vou deixar que atos como este prejudique nossas vidas”.

Luciano Costa anexou ao B.O. na polícia civil, prints de conversas que teve acesso, onde o impostor se passa por ele. Foto: Arquivo pessoal