Geral

Bolívia decreta estado de emergência sanitária e restringe saída as ruas pelo número do RG

26 MAR 2020 • POR Gesiane Sousa com El Deber • 11h31
Forças Armadas bolivianas permanecem nas ruas para obrigar o cumprimento das medidas. - El Deber

Um novo decreto assinado pela presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, na noite desta quarta-feira, 25, estabelece o estado de emergência sanitária no país, que fecha as portas para o mundo, ninguém entra nem sai da Bolívia. "Por esse estado de emergência sanitária, é declarado o fechamento total das fronteiras, ninguém sai e ninguém entra no país, exceto por razões de segurança e saúde. É proibida a circulação de veículos públicos e privados, exceto os veículos motorizados de segurança e saúde”, afirmou a presidente. O decreto está valeno desde a zero hora desta quinta-feira, 26.

No mesmo documento, foi definido um sistema baseado na numeração da identidade dos cidadãos para reduzir o número de pessoas nas ruas. Nesta quinta-feira por exemplo, só pode sair à rua pessoas com o número do RG terminados em 7 ou 8.

Aqueles que terminam entre o número 1 e 2 podem sair de casa apenas às segundas-feiras ; aqueles com um número final de 3 e 4, terça-feira; os de 5 e 6, quarta-feira; 7 e 8 quinta-feira; e terminando em 9 e 0 Vierne s .  

O decreto prevê multa entre Bs 1.000 e Bs 2.000 para quem descumprir a nova disposição nacional emitida ontem à noite pelo governo como uma medida de contenção para interromper o coronavírus.

A Presidente Jeanine Áñez lembrou que apenas uma pessoa por família poderá sair nos dias correspondentes para estocar. Ele acrescentou que, como benefício, o governo fornecerá a 1.600.000 famílias uma cesta familiar e será responsável pelo pagamento de contas de energia elétrica (até Bs 120) e água.

Bolivianos ainda não estão cumprindo medidas do novo decreto. Uma multidão saiu as ruas na manhã de hoje em busca de suprimentos para estocar. Foto: El Deber

Na capital santa Cruz, o modo de circulação com base na numeração do bilhete de identidade ainda não está sendo cumprido, o que foi confirmado pelo principal jornal do país, DEVER, em uma rota do quilômetro 13 da via dupla até La Guardia, quarto anel do Santos Dumont, San Aurelio, entre o quinto e sexto toque, além do Villa Primero de Mayo. Uma verdadeira multidão saiu as ruas para estocar suprimentos em casa.

Fronteira cm Corumbá

Desde o dia 21 de março, a fronteira com Corumbá está fechada, apenas caminhões com comida e combustível passam pela divisa territorial. Militares do Exército boliviano permanecem na fronteira assegurando que somente pessoas permitidas pelo decreto passem. Na terça-feira desta semana, dia 24, uma trilha clandestina utilizada por contrabandistas foi localizada e fechada por forças de segurança brasileiras.