Geral

Isolamento desaba números da criminalidade na Capital

25 MAR 2020 • POR G1-MS • 09h44
A cidade está vazia desde o anuncio do toque de recolher no dia 21 de março. - Divulgação

O índice de criminalidade caiu drasticamente em Campo Grande nas últimas semanas, é o que aponta um boletim divulgado nesta terça-feira (24) pela Secretaria Especial de Defesa Social (SESDES). O número de homicídios caiu 100%, o de roubos 77,8%, e o de furtos teve redução 51,4%. Em alguns bairros os índices foram zerados completamente. Nenhum feminicídio foi registrado desde o dia 13 de março.

Criminalidade entre os dias 13 e 15 de março

Homícidios: 2 Roubos: 27 roubos Furtos: 109 Feminicídios: 0

Criminalidade entre os dias 20 e 22 de março

Homícidios: 0 Roubos: 6 Furtos: 53 Feminicídios: 0

O estudo aponta que em algumas regiões da cidade os índices simplesmente zeraram. É o caso de Imbirussu, com nenhum tipo de registro. Em outras regiões, a diminuição é próxima de zero, como é o caso do Prosa com 2 furtos e 2 roubos, e do Segredo, com apenas 2 furtos.

Cidade Vazia

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), anunciou toque de recolher no sábado (21), em prevenção à proliferação do coronavírus. A medida vale, inicialmente, por 15 dias e foi anunciada no fim da tarde. Outros municípios também estão com a mesma regra.

Pela ordem, somente neste sábado, o toque se inicia às 20h, com mais de 150 veículos da Guarda Civil Metropolitana espalhados por todas as regiões da cidade. O objetivo é fechar estabelecimentos que estiverem com aglomerados de pessoas.

Nos próximos 15 dias, o toque de recolher será das 22 às 5h. Durante esse período, carros de som estarão circulando por toda a capital alertando para que as pessoas permaneçam em casa e não se dirijam as ruas devido a pandemia.

Durante a live, Marquinhos informou que os estabelecimentos que não cumprirem o toque de recolher serão fechados e terão os alvarás caçados.

As pessoas que estiverem em aglomerados após o toque de recolher poderão ser levadas à delegacia. A população também pode ajudar, denunciando através do número 3314-9955 os locais que ainda estão aberto após ás 22h.