Geral

Não basta ter os sintomas é necessário atender critérios de caso suspeito para fazer exame

20 MAR 2020 • POR Gesiane Sousa • 13h10
Paciente deve além de apresentar sintomas ter tido contato com infectado, suspeito ou ter realizado viagem intarnacional. - Divulgação

Corumbaenses se mostram preocupados com a disponibilidade dos kits para testar o novo Coronavírus no Estado. Pessoas que buscaram o atendimento público de saúde e não foram encaminhados para coleta de material desconfiam que Mato Grosso do SUl (MS) não possui kits suficientes para testar todos os casos que chegam aos hospitais. O site Capital do Pantanal, buscou informações detalhadas junto a secretaria de saúde do estado, e a resposta foi a melhor possível. A secretaria confirma que há testes suficientes para atender a demanda do estado, porém existe um critério para determinar qual caso é suspeito e atende a necessidade de se fazer o exame.

Todos os exames são realizados pelo Laboratório Central (Lacen) em Campo Grande, o prazo mínimo para o resultado é de 48 horas. Segundo informações o laboratório realiza diariamente quase 40 testes e possui em estoque kits suficientes. No dia 3 de março, o estado recebeu 10 kits enviados pelo governo federal, os kits conseguem testar 240 pacientes, e nesta sexta-feira, 20, mais 240 testes foram disponibilizados ao Lacen. Outros 5 mil foram adquiridos e podem chegar a qualquer momento ao Laboratório Central.

No boletim epidemiológico divulgado pela Saúde ontem, MS possui 171 casos notificados, destes; 39 são suspeitos e aguardam pelo resultado do exame laboratorial; 9 foram confirmados por exame; 112 testaram negativo e foram descartados e 11 foram excluídos por não se enquadrarem na definição de caso suspeito. É nessa definição que ocorre a principal dúvida da população que busca atendimento médico com sintomas de gripe e não é encaminhada para fazer o exame.

Para realizar o exame laboratorial que testa a Covid-19, o paciente deve além de apresentar os sintomas de uma gripe resistente, ter tido contato com algum caso suspeito ou confirmado por exame ou ainda ter retornado de uma viagem internacional. De tal forma, que aqueles que apresentam sintomas de gripe, como febre, dificuldade para respirar, coriza e outros, mas não tiveram contato com infectado ou não realizaram viagem internacional, devem ficar em isolamento domiciliar por pelo menos sete dias como medida preventiva, observando a evolução da gripe, e caso nesse período os sintomas persistam a orientação é para que o paciente retorne ao atendimento de saúde.

Até o fechamento dessa matéria não recebemos a confirmação da disponibilidade do exame na rede particular. 

Corumbá segue sem casos suspeitos ou confirmados.