Geral

Bolívia fecha fronteira e cancela voos internacionais

17 MAR 2020 • POR Gesiane Sousa • 18h11
Ao todo são sete medidas preventivas. - Arquivo

A Bolívia, que possui fronteira seca com Corumbá e já tem 12 casos confirmados, definiu um novo pacote com medidas preventivas ao novo Coronavírus nesta terça-feira, 17. Entre as decisões anunciadas pela Presidente Interina Janine Anez, está o fechamento da fronteira por pelo menos 48 horas e o cancelamento de voos internacionais por 72 horas. 

As ações poderão ter o prazo estendido por mais dias, dependendo da resposta da doença, que possui grande poder de infestação. 

As cidades bolivianas que fazem fronteira com Corumbá, Puerto Quijarro  e Puerto Suarez, ainda não tiveram casos confirmados, mas a ameaça é constante devido a saúde sanitária da fronteira. Setores econômicos, como o comércio sofreram prejuízo nas vendas, mas autoridades de saúde aconselham para o caminho da prevenção e não de riscos æ saúde mundial.

As novas medidas do governo boliviano são:

1. Em 48 horas, as fronteiras serão fechadas e somente cidadãos bolivianos poderão entrar

2. Dentro de 72 horas, todos os voos internacionais serão suspensos

3. Em 72 horas, o transporte terrestre interdepartamental e interprovincial será suspenso. Somente a passagem de veículos com alimentos será permitida para garantir o suprimento da população

4. A jornada de trabalho será reduzida para cinco horas por dia, ou seja, das 08h às 13h a partir de 18 de março

5. Os mercados e centros de suprimento permanecerão abertos até as 15h ( a partir de de 18 de março)

6. O transporte público urbano poderá circular até as 16h (a partir de 18 de março); A partir das 18h, a passagem de veículos particulares fica restrita às 05h do dia seguinte (a partir de 18 de março).

As medidas são válidas até 31 de março. O governo da Bolívia vai avaliar a situação constantemente para definir ndicara necessidade de prorrogação.  

Com informações do Jornal El Deber.