Geral

Escolas de Samba de Corumbá continuarão em grupo único para Carnaval 2021

18 FEV 2020 • POR Gesiane Sousa • 09h32
Agremiações defendem que grupo único equilibra a presença do público nos dias de desfiles e aumenta a competitividade. - Divulgação PMC

A decisão foi estabelecida em reunião entre a Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá) e os presidentes das Escolas de Samba de cidade, na Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico de Corumbá, na noite desta segunda-feira, 17. No encontro, os representantes também acertaram os últimos detalhes para os desfiles do Carnaval deste ano, que acontecem nos dias 23 e 24 de fevereiro (domingo e segunda-feira).

Os representantes das nove agremiações da cidade defendem que o grupo único eleva o nível dos desfiles e aumentar a competividade, além de equilibrar a presença do público nos dois dias de apresentações. O domingo, dia em que tradicionalmente as escolas do então grupo especial desfivalam, sempre contava com arquibancadas mais cheias.

O presidente da Liesco, Zezinho Martinez, decidiu por implantar um sistema de cotas diferenciadas para os recursos obtidos através da subvenção municipal. Serão três faixas, sendo a maior para as escolas que conquistarem as 1ª, 2ª e 3ª colocações; a faixa intermediária, para as escolas que conquistarem as 4ª, 5ª e 6ª colocações e a faixa menor para as escolas que ficarem nas 7ª, 8ª e 9ª colocações. No caso do retorno da Caprichosos de Corumbá, a escola ficará com o recurso da faixa menor.

O mesmo sistema já é usado em outras cidades, como no Rio de Janeiro, onde a cota da TV também estará atrelada ao resultado do carnaval.

Quanto ao sorteio para os desfiles de 2021, também há mudanças: As escolas que ficarem com as últimas duas colocações abrem os desfiles do domingo (9ª colocada) e segunda (8ª colocada) – a exceção se dará caso a Caprichosos volte aos desfiles, passando a ser a primeira a desfilar no domingo, deslocando a 9ª colocada para a 2ª posição. A campeã do carnaval continua escolhendo a posição de desfile na Segunda-Feira e a vice-campeã continua a escolher a posição no Domingo. Ao contrário dos anos anteriores, não haverá mais os pares ordenados, sendo o sorteio feito com todas as escolas da 3ª a 7ª colocação, sem escalonamento fixo dos dias de desfile, com direito a dez minutos para eventuais trocas, inclusive com as escolas já delimitadas em suas posições.