Geral

Iunes e consulesa da Bolívia discutem questões fronteiriças em Corumbá

16 JAN 2020 • POR Gesiane Sousa e Assessoria • 09h53
O consulado dá proteção e assistência aos cidadãos de seu país que estão em viagem ou morando no exterior. . - Renê Marcio Carneiro / PMC

Encontro entre a consulesa da Bolívia, Claudia E. Egüez Algarañaz e o prefeito, Marcelo Iunes, em Corumbá, nesta terça-feira, dia 14, tratou das questões fronteiriças comuns às cidades bolivianas de fronteira e o município.

Para a consulesa da Bolívio, o prefeito afirmou que por conta do intenso fluxo na faixa de fronteira, o Município é parceiro para tratar questões diplomáticas que possam promover o desenvolvimento sustentável da região fronteiriça. “Estamos à disposição para trabalharmos em harmonia pela integração com nossos irmãos bolivianos”, afirmou Iunes.

 “Faço mais o trabalho de diplomacia, temos um agente consular atuando no Consulado. Estamos para trabalhar com os irmãos brasileiros. Há muita disposição das autoridades para trabalharmos aqui em Corumbá”, disse Claudia Egüez. “O trabalho fica mais fácil com as autoridades. Venho com ordem da presidente da Bolívia, Jeanine Áñez, para atuar aqui”, completou.

Atribuição consular

A função principal de um consulado é dar proteção e assistência aos cidadãos de seu país que estão em viagem ou morando no exterior. Entre os serviços prestados estão a emissão de documentos de viagem, como vistos e passaportes; a expedição de certificados e atestados previstos na legislação; a autenticação de documentos para que tenham validade no país e o registro de voto em eleições presidenciais.