Novo Regulamento do Carnaval 2020 limita fantasias utilizadas em desfiles de outras cidades
11 DEZ 2019 • POR Gesiane Sousa com informaçoes da Liesco • 09h35A Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (LIESCO), definiu e aprovou o regulamento do carnaval 2020, na noite desta terça-feira, 10 de dezembro, em reunião na quadra do GRES A Pesada, campeã do carnaval 2019. Na ocasião, as agremiações também receberam os critérios de julgamento dos quesitos avaliados, o mapa de concentração das agremiações, o informativo sobre a posição das cabines de julgamento e os quesitos avaliados em cada uma delas.
A grande novidade para o próximo carnaval, de acordo com o Presidente da LIESCO José Martinez Neiva, é a extinção do quesito Ala das Baianas. "O que acontecia era um duplo julgamento, a fantasia das baianas tinha problemas e a penalização vinha no quesito fantasia e no quesito Ala das Baianas. De acordo com o que se faz nos carnavais espalhados no Brasil, o quesito deixa de existir, sendo as baianas julgadas nos quesitos Fantasia e Harmonia e Evolução, ficando as nossas matriarcas como item obrigatório, com número mínimo de componentes e passível de punição pelo artigo 26 em caso de não cumprimento".
Outro ponto importante está no tempo do desfile, que agora passa a ser de 70 minutos, conforme ressaltado pelo Coordenador Geral dos Desfiles Victor Raphael. "Tem acontecido nos desfiles dos últimos anos a grande parada das agremiações em frente da linha demarcatória final dos desfiles, o que acarreta punição no quesito Harmonia e Evolução, além de ser ruim ao componente ficar tanto tempo no mesmo lugar. As escolas têm feito essa manobra, o que dá demonstração de que precisamos dinamizar o desfile, e a nova cronometragem é uma ação nesse sentido", frisou.
A limitação das fantasias já utilizadas em desfiles carnavalescos em outras cidades do país foi uma das discussões mais calorosas. Agora é regra limita o uso dessas fantasias a 30% dos componentes, com exceção dos Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Comissão de Frente, que não entram para efeitos de contagem. O Vice-Presidente Fernando Costa comentou que todo ano o assunto levanta polêmica e com essa medida, as escolas saberão até onde podem utilizar o recurso dentro da legalidade.
Os desfiles das escolas de samba de Corumbá acontecem entre os dias 23 e 24 de fevereiro de 2020, com a seguinte ordem:
Domingo - 23 de fevereiro
1ª - Unidos da Major Gama
2ª - Mocidade Independente da Nova Corumbá
3ª - Acadêmicos do Pantanal
4ª - Unidos da Vila Mamona
Segunda-feira - 24 de fevereiro
1ª - Imperatriz Corumbaense
2ª - Marquês de Sapucaí
3ª - A Pesada
4ª - Estação Primeira do Pantanal
5ª - Império do Morro