Geral

Pescador é autuado por usar tarrafa durante a piracema

Foi detido no rio Taquari e teve vários petrechos de pesca ilegais apreendidos

8 NOV 2019 • POR Gesiane Souza • 09h20
Há também previsão de multa administrativa de R$ 700 a R$ 100 mil - Assessoria de imprensa

Duas equipes de Policiais Militares Ambientais de Coxim realizam fiscalização preventiva na operação piracema nos rios Coxim, Taquari e afluentes, no sentido de monitorar cardumes e prevenir a pesca predatória e surpreenderam um infrator pescando com tarrafa, bem como apreenderam vários petrechos de pesca ilegais.

No rio Taquari, no início desta quinta-feira, (7), ao avistar uma das equipes, um infrator abandonou um petrecho ilegal do tipo tarrafa que utilizava em pescaria criminosa e adentrou em uma mata, não sendo alcançado. A tarrafa foi apreendida e felizmente ele iniciava a pescaria ilegal e ainda não havia capturado nenhum pescado.

Nos dois rios, as equipes ainda retiraram e apreenderam duas redes de pesca e 41 anzóis de galho, petrechos proibidos, mesmo com pesca aberta, que estavam armados nos rios.

A PMA revezará as equipes e continuará em fiscalização preventiva, fundamental para evitar a depredação dos cardumes, especialmente com uso desses tipos de petrechos ilegais que possuem alto poder de captura, neste período crítico de piracema. Se identificados, os pescadores que armam os petrechos responderão por crime ambiental de pesca predatória. A pena para este crime é de um a três anos de detenção.