Geral

Biometria se torna tarefa infernal em Corumbá: Longas filas e sem internet

28 OUT 2019 • POR Flávia Ibanez • 08h53
Corumbá tem cerca de 68 mil eleitores e faltavam mais de 20 mil pessoas fazer o cadastramento - Flavia Ibanez

Desesperadora a situação dos eleitores que procuraram o TER (Tribunal Regional Eleitoral) nesta manhã de segunda feira, 28 de Outubro. Pela segunda vez a cidade esta sem internet em menos de 24h. A causa desta vez, foi a destruição de um cabo de fibra ótica destruída por um incêndio no Pantanal. Uma das consequências são as filas e a interrupção no procedimento de biometria, que cujo sistema esta paralisado por falta de conexão. Segundo Letícia Candia, eleitora que chegou na fila as 7:30h desta manhã, o calor esta insuportável, “ eu cheguei aqui e tinha gente que dormiu em cadeiras improvisadas aguardando a abertura do cartório. Ocorre que agora caiu a conexão com internet e estão dizendo que vão dar apenas 650 fichas (senhas) para que voltemos em outra data” .

Segundo a empresária a cidade esta sem internet deste este domingo, quando também o fogo teria atingido um fio de alta tensão deixando parte de Corumbá e Ladário sem luz por horas, entretanto, a Enersul conseguiu reverter a situação em tempo hábil.

Com relação a biometria as cidade de Corumbá´, Três Lagoas, Dourados e Campo Grande é obrigatória e o prazo encerra dia 31 de Outubro. Quem não fizer o procedimento terá o CPF suspenso, pagara multa e ainda não conseguirá retirar passaporte. Representantes do TER afirmaram durante audiência pública na cidade eu não haverá prorrogação de prazo. As filas chegam a seis quarteirões de pessoas, que enfrentam calor de ate 46 graus.