Com avanço de obras Marcelo Iunes lidera intenções de votos em Corumbá
21 OUT 2019 • POR Gesiane Sousa • 11h28O cenário político municipal em corumbá sofre reviravolta com última pesquisa de intenção de votos para as eleições 2020 divulgada na manhã desta segunda-feira, 21. O atual prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes aparece na liderança com 33,90% das intenções de voto, vantagem de 16,23% da segunda colocada, a deputada federal, Bia Cavassa (PSDB). Na ordem decrescente, os demais candidatos são: o ex-prefeito da cidade Paulo Duarte (MDB); o vereador mais votado de 2016, Dr. Gabriel (MDB); o ex-senador Delcídio do Amaral (PTB) e o ex-candidato Elano (PPS).
A mudança na opinião pública na Cidade Branca pode estar ligada ao grande número de obras que ocorre atualmente no município, devido o financiamento do Fonplata. Em entrevista exclusiva ao site Capital do Pantanal, na última segunda-feira, 14, o prefeito falou com orgulho das obras emblemáticas que estão em andamento nas áresas da saúde, educação e infraestrutra em diversos bairros da cidade. Obras que ocorrem através da verba de US$ 40 milhões do Fonplata aliados a contrapartida de recursos próprios do município. Vale a pena ler a matéria novamente, essa pode ser a explicação para Marcelo Iunes ter saído da segunda colocação, registrada em pesquisas anteriores, para conquistar tamanho destaque na intenção de votos para 2020.
A pesquisa divulgada hoje foi realizada pelo Instituto de Pesquisa de Mato Grosso do Sul (Ipems), contrata pelo jornal Correio do Estado, da capital. Os dados foram levantados entre os dias 14 e 15 de outubro junto a eleitores na área de opiniões relacionadas às eleições de 2020 e à avaliação administrativa.
A pesquisa é baseada no método quantitativo e entrevistou 420 eleitores em diferentes regiões de Corumbá. Segundo o Ipems, foram elaborados dois estágios: no primeiro, a cidade foi representada por conglomerados e/ou regiões e bairros; no segundo, dentro dos bairros. Os respondentes são selecionados por meio de quotas amostrais proporcionais.
O grau de confiança do resultado é de 95% e a margem de erro é de 4,78% para mais ou para menos. No questionamento estimulado de intenção de votos, o primeiro colocado, Marcelo Iunes, com 33,90%, assumiu a prefeitura da cidade após o falecimento do chefe do Executivo Ruiter Cunha, em novembro de 2017, após complicações cirúrgicas.
Com 17,57% das intenções de votos está a deputada federal pelo PSDB Bia Cavassa, viúva de Ruiter e suplente da ministra da Agricultura, Tereza Cristina. O ex-prefeito de Corumbá, Paulo Duarte é o terceiro melhor colocado na pesquisa, com 16,77%; seguido pelo vereador Dr. Gabriel.
O que chama atenção é a posição do ex-senador Delcídio do Amaral, que teve mais de 800 mil votos na eleição de 2010 e, mesmo se candidatando no último dia para a disputa, recebeu 109.927 votos na disputa por uma cadeira no Senado Federal em 2018. Ele está em quinto lugar, com 9,41% das intenções de votos na pesquisa estimulada. O mal desempenho na pesquisa pode atrapalhar os planos do ex-senador, que pretende disputar as eleições de 2022. Ele pensa em concorrer para o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e seu colégio eleitoral é Corumbá. Atrás de Delcídio está apenas o ex-candidato a prefeito Elano, com 6,33%. Os que não souberam ou não opinaram somam 6,10%.
Com informações do Correio do Estado