Geral

Caminhada abre calendário do Outubro Rosa em Ladário

11 OUT 2019 • POR Assessoria PML • 11h09
Caminhada percorreu ruas da cidade para orientar mulheres quanto a importância da prevenção. - Divulgação PML

O objetivo é sensibilizar e alertar as mulheres sobre o Câncer de Mama e o Câncer de Colo de Útero. A caminhada que aconteceu nesta quinta-feira (10), em Ladário, abriu o Outubro Rosa no município. Participantes percorreram as ruas da cidade tendo como ponto de partida a Secretaria Municipal de Saúde. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Ladário por meio da Secretaria de Saúde.

Durante todo este mês de outubro, as Unidades de Saúde realizarão diversas atividades para conscientizar e alertar as mulheres sobre o câncer. As Atividades serão realizadas seguindo o cronograma da Secretaria Municipal de Saúde, segue abaixo esse a lista de atividades:

Escola Leme do Prado: 17/10 Palestra: "O amor próprio muda TUDO". 08hrs. Responsável: Secretaria de Saúde.
Escola Marques de Tamandaré: 18/10 as 19hrs Palestra: “Sensibilizar é preciso".
ESF João Fernandes: Coleta de Preventivo e Exame Toque de Vida 21/10 as 17hrs as 19 hrs e 31/10. 17hrs as 19hrs.
ESF Érico Valle: Coleta de Preventivo e Exame Toque de Vida 22/10 13hrs.
ESF Centro: Coleta de Preventivo e Exame Toque de Vida 23/10 07hrs as 11hrs e das 13hrs e 17hrs.
ESF Maria Francisca: Coleta de Preventivo e Exame Toque de Vida 26/10 das 08h as 13hrs
ESF Romeu: Coleta de Preventivo e Exame Toque de Vida 30/10 13h
ESF Joaquim: Coleta de Preventivo e Exame Toque de Vida 31/10 07h às 11h - 13h às 17h
CRAS: Palestra "Prevenir o câncer é apaixonar-se pela vida". Responsável: Secretaria de Saúde. 31/10 as 08hrs.

Durante todas essas ações no mês de Outubro o município irá alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero e, levando para consigo o lema desta campanha que é “Nem toda guerreira usa armadura, algumas usam lenço”.

A doença

O portal do Ministério da Saúde esclarece que o câncer da mama ocorre quando há um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno. O sintoma mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não.