Geral

Índices de reprovação e 'apontamentos' em vistorias mostram rigor de credenciadas em MS

13 SET 2019 • POR Assessoria de Comunicação • 08h15

Levantamento da Associação das Empresas de Vistoria de Mato Grosso do Sul (Assovis) mostra um percentual de 45% no índice de reprovações e "apontamentos" para correções nos veículos vistoriados em empresas credenciadas do Estado, no período de janeiro a agosto deste ano. Nos oitos meses, foram realizadas 106.884 vistorias, dessas, 11.312 foram reprovadas no ato da vistoria, o que representa 11% da frota vistoriada. Outros 36.599 (34%) veículos receberam "apontamentos", ou seja, quando algum item precisa ser analisado diretamente com os técnicos do Detran-MS.
 
Os dados mostram ainda uma média mensal de reprovação de 1.414 carros, e 4.575 veículos com "apontamentos". Para o presidente da Assovis, José Renato Cantadori, os números demonstram a qualidade e a seriedade com que as vistorias são realizadas pelas Empresas Credenciadas de Vistoria (ECVs), no Estado, e como as exigências são cumpridas rigorosamente.
 
“As empresas de vistoria atuam obedecendo critérios rigorosos, em processo totalmente digitalizado, inclusive, sendo modelo e referência para outros Estados, conforme atesta o Conselho Nacional da Vistoria Veicular. Realizamos todo o trabalho com profissionais capacitados e certificados, além de uma tecnologia de ponta, em que todo o processo é filmado por uma câmeras instaladas no pátio da empresa que dá acesso ao Detran-MS, em tempo real, para fiscalização”, explica Cantadori.
 
São filmados os itens obrigatórios e de segurança e as imagens são armazenadas por cinco anos e acessíveis em casos de irregularidades. Em uma melhoria contínua, as imagens também são analisadas e posteriormente gerados laudos de vistorias, garantindo veracidade, rastreabilidade e transparência ao processo de transferência de veículos.

Além da verificação do documento do veículo, na vistoria são avaliados vários itens obrigatórios de segurança, uma medida que ajuda a evitar que veículos sem condições de circulação estejam nas ruas colocando em risco a vida das pessoas. Na vistoria veicular são verificadas as condições de conservação, manutenção, mudanças de características, numerações identificadoras e os documentos pertinentes à circulação e atos administrativos.
 
As empresas de vistoria atuam por força de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão máximo de trânsito, e regulamentada pelo Detran-MS.