Geral

Fiems busca novas tecnologias em energia solar na maior feira da América do Sul

29 AGO 2019 • POR FIEMS • 10h30
Fiems busca novas tecnologias em energia solar na maior feira da América do Sul - Divulgação

Durante participação na Intersolar South America, considerada a maior feira da América do Sul para o setor solar, que começou na última terça-feira (27/08) e segue até quinta-feira (29/08), no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), o vice-presidente-regional da Fiems, Luiz Cláudio Sabedotti Fornari, que também é presidente do CDTI (Conselho Temático Permanente de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) da Fiems, destacou a oportunidade de atualização sobre novas tecnologias para o setor de energia solar e também de gerar novos negócios na área.

“Com esse evento estamos tendo certeza que essa matriz energética realmente explodiu no Brasil, apesar de esse movimento ter acontecido um pouco mais tarde do que em países da Europa, como a Alemanha. Essa feira reúne soluções inteligentes para a transição energética, desde o armazenamento, transporte e gestão para a energia solar e vemos aqui um leque de oportunidades muito grande de atuação”, afirmou Luiz Cláudio Sabedotti Fornari.

Força chinesa

Segundo o diretor-corporativo da Fiems, Cláudio Alves, que também participa do evento, a feira reúne tudo o que há de mais moderno com relação à energia solar. “Quase 70% das empresas presentes são chinesas e o restante de outros países, apresentando soluções inovadoras, desde a estruturação, painéis fotovoltaicos, inversores e conectores. Além disso, podemos ver carros elétricos, contêineres para abrigo de inversores, trator de poda de grama de capim com controle remoto, etc”, comentou.

Ainda conforme Cláudio Alves, a feira também foi uma oportunidade de fazer novos contatos e gerar negócios. “Estamos conseguindo prospectar novos negócios, principalmente para nosso vale de energia em Ponta Porã (MS), buscando empresas para serem âncoras no Polo de Energia Renovável que estamos desenvolvendo aqui no Mato Grosso do Sul”, destacou.

Ele completou que também houve diversas palestras, com novidades para o setor de energia solar. “Ficamos sabendo por aqui que o Inmetro vai soltar uma nova regulamentação envolvendo o setor de energia solar fotovoltaica ainda este ano. Além disso, foi comentado que haverá mudanças tributárias para março de 2020”, finalizou.

Sobre a Intersolar South America

A Intersolar South America é a maior feira da América do Sul para o setor solar, enfocandos os ramos de fotovoltaicos, produção fotovoltaica e tecnologias termossolares. Simultaneamente, no Congresso Intersolar South America, especialistas renomados falam dos temas mais atuais do setor. No ano passado, o evento recebeu mais de 20 mil visitantes e mais de 1,5 mil congressistas. Além disso, mais de 260 expositoras exibiram seus produtos, representando um aumento de 40% em relação aos anos anteriores.

Neste ano, os visitantes podem conferir de perto a cadeia produtiva completa dos setores fotovoltaico e termossolar – desde células e módulos fotovoltaicos a equilíbrio de sistemas, componentes, rastreamento, até aplicações e distribuidoras. Marcas globais e locais apresentam as tecnologias de última geração e mostram possibilidades de lucrar, economizar e acompanhar os avanços do mercado solar.