Geral

Projeto de Lei prevê criação de programa de vacinação domiciliar para idosos

27 AGO 2019 • POR Câmara de Corumbá • 09h07
Proposta de Façanha vai permitir imunizar idosos em suas próprias residências - Divulgaçao

Corumbá pode ganhar um programa voltado exclusivamente para vacinação domiciliar de idosos. Proposta neste sentido foi apresentada na sessão de ontem, segunda-feira, 26 de agosto, pelo presidente do Poder Legislativo corumbaense, vereador Roberto Gomes Façanha, como forma de atender aquela pessoa maior de 60 anos de idade incapaz de sair de casa sozinha, ou que se locomova sem auxílio apenas na vizinhança de sua residência.

O Projeto de Lei, conforme Façanha, atende o Estatuto do Idoso que, em seu artigo 2º, assegura todas as oportunidades e facilidades para preservação da saúde faz pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, além de contribuir para o crescimento dos índices de vacinação, principalmente da vacina da gripe que tem como uma das prioridades, imunizar idosos com mais de 60 anos.

“A ideia é facilitar a vida dessas pessoas que muitas vezes não têm como se locomover, sozinhas, até um posto de vacinação. Por isso pensamos na instituição do programa, por meio desse Projeto de Lei, com imunização dos idosos restrito ao domicílio, contribuindo para que os índices estabelecidos sejam atingidos, além de, é claro, cuidando da saúde da população corumbaense”, ressaltou Façanha.

Pelo Projeto de Lei apresentado, a participação no programa de vacinação domiciliar, se aprovado na Câmara e sancionado pelo Poder Executivo, deverá ser feita na unidade de saúde da região em que o idoso reside, pelo próprio beneficiado, ou por outra pessoa que o represente.