Geral

II Roda de Salvaguarda da Viola de Cocho é promovida pelo Iphan-MS

21 AGO 2019 • POR Flávia Ibanez • 15h55
Seo Agripino é mestre cururueiro desde menino - Iphan

Reunir mestres cururueiros e siririeiros, técnicos do Iphan e a comunidade local para compartilhar memórias, vivências e experiências. Esse é o objetivo da II Roda de Salvaguarda da Viola de Cocho, que será realizada pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Mato Grosso do Sul (Iphan-MS) nesta quinta-feira, 22 de agosto, de 9h às 13h, no Escritório Técnico do Iphan em Corumbá.

O evento pretende também fazer o registro audiovisual dos mestres e diagnosticar a situação atual do Modo de Fazer a Viola de Cocho, registrado pelo Iphan como Patrimônio Cultural em 2005. As atividades serão conduzidas por técnicos do Iphan, que irão mediar o diálogo por meio de uma grande roda de conversa.

A criação do instrumento musical, puramente artesanal, origina-se de crenças, rituais e devoções e é realizada por mestres cururueiros dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Ela integra um sistema de transmissão de saberes e mantém, por meio da confecção do instrumento, a memória adquirida dos antepassados e reforça a identidade cultural com a comunidade.

Serviço:

II Roda de Salvaguarda da Viola de Cocho

Data: 22 de agosto, de 9h às 13h

Local: Escritório Técnico do Iphan em Corumbá,  Rua Cavassa, S/N, Bairro Beira Rio