Geral

Escritório Técnico do Iphan em Corumbá é apresentado à população

21 AGO 2019 • POR Flávia Ibanez • 09h02
Letícia Souza Cândia proprietária do espaço de festa Casario foi uma das que receberam a homenagem - Capital do Pantanal

A sede do Escritório Técnico do Iphan em Corumbá (ETEC) está de cara nova: fachada revitalizada, pintura interna, revisão hidráulica e paisagismo. A obra de reforma  foi apresentada à população nesta terça-feira, 20 de agosto, às 18h.  

Além de assegurar a conservação e a preservação do prédio, a reforma proporciona mais condições de trabalho para a equipe do Iphan-MS melhor atender à comunidade. O prédio revitalizado possui características dos tradicionais casarios de Corumbá e compõe o conjunto histórico, arquitetônico e paisagístico do município, tombado pelo Iphan.

Para valorizar e incentivar a conservação do Patrimônio Cultural de Corumbá, o Iphan-MS entregou  a 16 proprietários de imóveis a placa Amigo do Patrimônio. A ação é uma homenagem e um reconhecimento do Iphan àqueles que mantêm seus imóveis em bom estado de conservação na área tombada e na área de entorno.

Identidade e memória

Na ocasião, também foi lançada a cartilha educativa Memórias do Presente – Patrimônios de Mato Grosso do Sul, que reúne o acervo patrimonial sul-mato-grossense. Por meio de textos e ilustrações, a publicação apresenta aspectos históricos de bens culturais do estado, como o Casario do Porto de Corumbá, o Forte de Coimbra e a Viola de Cocho. A obra abrange, também, conceitos de Patrimônio Cultural e esclarece as diferenças entre os processos de tombamento e de registro, informando à comunidade sobre atuação do Iphan.