Geral

Projeto de Lei prega conscientização para tornar Corumbá mais arborizada

19 AGO 2019 • POR Câmara de Corumbá • 10h15
Projeto apresentado por Chicão visa tornar Corumbá uma cidade mais arborizada - Ascom

Está em tramitação na Câmara Municipal um Projeto de Lei de autoria do vereador Chicão Vianna, volta à conscientização da população de uma forma geral, visando tornar Corumbá uma cidade mais arborizada.

A proposta do vereador prevê a instituição da Semana Municipal da Árvore que será compreendida durante os 7 dias que antecedem Dia Mundial da Árvore, em 21 de setembro, data em que se comemora também o aniversário de fundação de Corumbá, a maior cidade pantaneira.

“A ideia é criar uma semana comemorativa ao Dia Mundial da Árvore e a intenção é desenvolver uma série de atividades nas escolas da Rede Municipal de Ensino, como plantio de mudas de árvores envolvendo as crianças, funcionários e professores, assim como toda a Administração Pública, direta e indireta”, citou.

Chicão observa que a semana deverá ser inserida no calendário oficial anual do Município de Corumbá, e que nesse período, o Poder Pública deverá elaborar campanhas de plantio de mudas em todo o território corumbaense.

Além disso, as escolas da Reme poderão desenvolver atividades lúdicas junto aos alunos visando enfatizar a importância da árvore para o meio ambiente, podendo ser realizados plantios de árvores nos arredores das escolas pelos próprios estudantes.

O Projeto de Lei prevê que o encerramento da semana será sempre no dia 21 de setembro, e que o Poder Executivo fica autorizado a realizar parcerias com instituições públicas e privadas, inclusive com entes da administração direta e/ou indireta de todas as esferas, para viabilizar a aquisição e/ou distribuição de mudas de árvores para plantio urbano durante o período.

“É mais do que sabido por toda nossa sociedade, a importância que este ser vivo tem para nossa saúde, a árvore. É do conhecimento de todos também que as alterações climáticas causadas pelo aquecimento global, cada dia mais intenso, tem influenciado no clima, com dias cada vez mais quentes ou de frios extremos”, continuou o vereador.

“Logo, é de suma importância que haja incentivo às futuras gerações, para que criem o hábito de se preocupar com o meio ambiente, e o plantio de árvores é o primeiro passo para conscientização, haja vista os inúmeros benefícios que cada árvore plantada pode trazer para a saúde da nossa gente”, completou.