Geral

Prefeito recebe diretora do SESAI e firma parceria para aldeia Uberaba

17 AGO 2019 • POR Prefeitura de Corumbá • 12h58
Prefeito recebeu representantes do SESAI nesta sexta-feira - Renê Marcio Carneiro

O prefeito Marcelo Iunes recebeu nessa sexta-feira, 16 de outubro, a visita institucional da diretora do Departamento de Atenção a Saúde Indígena (SESAI), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, Regina Célia de Rezende.

O coordenador do SESAI em Mato Grosso do Sul, Fernando Souza, o coordenador técnico do SESAI em Corumbá, Elson Fonseca de Almeida, e o técnico do Distrito Sanitário Especial Indígena em Mato Grosso do Sul (DSEI-MS), Frederico Jorge de Moraes, também participaram do encontro.

Após apresentar o trabalho realizado juntamente à população ribeirinha do Pantanal, principalmente pelo Programa Social Povo das Águas, o prefeito de Corumbá assegurou apoio para a construção de estação de tratamento de água (ETA) na Aldeia Uberaba, localizada na Parte Alta da planície pantaneira.

“Vamos auxiliar o Governo Federal elaborando e orçando o projeto executivo dessa ETA. Esse projeto será encaminhado para o SESAI, que ficará responsável pela execução da obra”, detalhou o chefe do Executivo municipal, que também garantiu ajuda do Município para a reforma e ampliação da Unidade de Saúde e do alojamento do local.

“Já determinei à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos que também elabore esse projeto. Tudo será executado e financiado também pelo órgão federal, mas vamos ajudar com essa parte, até pela proximidade que temos com a aldeia e pela importância que ela representa para nossa região”, completou.

A diretora do Departamento de Atenção a Saúde Indígena agradeceu a participação da Prefeitura em todo o projeto e destacou a importância do trabalho para os indígenas. “Hoje são 189 índios nessa aldeia. Nosso objetivo é construir uma ETA que atenda a população pelo menos para os próximos 10 anos”, explicou Regina Célia de Rezende.

Ela também lembrou que o Executivo pode pleitear recursos específicos em Brasília, uma vez que os indígenas também são atendidos na Rede Municipal de Saúde. “Temos verbas que podem ajudar a melhorar o atendimento aqui na cidade. Estamos em Brasília de portas abertas para ajudar o município de Corumbá no que for possível”, completou.