Geral

PMA prende e autua dois paulistas pescando com redes

21 JUL 2019 • POR Victor Viegas • 09h34
Fiscalizações preventivas dessa natureza são fundamentais para a prevenção à pesca predatória - Divulgação

Durante fiscalização fluvial no rio Sucuriú, a montante da Usina Souza Dias (Jupiá), nas proximidades da empresa Eldorado, Policiais Militares Ambientais de Três Lagoas prenderam dois pescadores, de 53 e 54 anos, que pescavam com petrecho de pesca ilegal do tipo rede.

A equipe localizou os infratores no dia (19) à tarde, no momento em que pescavam com uma rede de pesca (petrecho ilegal) e já tinham capturado 30 kg de pescado. A rede, o pescado, um barco e um motor de popa foram apreendidos.

Os infratores, residentes em Itapura (SP), responderão por crime ambiental de pesca predatória. A pena é de um a três anos de detenção. Eles também autuados administrativamente e multados em R$ 1.000,00 cada um.

Fiscalizações preventivas dessa natureza são fundamentais para a prevenção à pesca predatória, tendo em vista o grande poder de captura e depredação dos cardumes, dos petrechos proibidos de pesca como esses apreendidos pelos policiais. Além disso, há grande dificuldade de deter os autores, pois tais petrechos são armados em curto espaço de tempo e os pescadores não permanecem no rio durante a pesca, fazendo somente a retirada dos peixes, também em tempo bastante curto.