Geral

Concurso de fotografia tem como prêmio “Passarinhada”

14 JUN 2019 • POR Thainan Bornato • 08h35
Já existe plano de manejo elaborado para a região - Ecoa

O Concurso de Fotografia do Pantanal, realizado desde 2017 pelo IBAMA Corumbá e Instituto Homem Pantaneiro – IHP, oferece como um dos prêmios desta edição: uma “Passarinhada” pela APA Baía Negra.

O que é passarinhada?

Passarinhada é o termo adotado pelos brasileiros apaixonados por observação de aves para quando eles vão a campo fazer isso. Ou seja, uma trilha com o objetivo de observar, identificar e fotografar aves nativas – naturais do Brasil – ao ar livre.

Esse é um tipo de turismo que tem crescido muito no Brasil – e no mundo – e a APA Baía Negra tem um potencial incrível para o avistamento de aves. Segundo os futuros biólogos, Gabriel Oliveira e Rafael Souza, a média de observação de aves na região costuma ser de 30 a 40 espécies por período (manhã ou tarde), porém na APA Baía Negra é possível observar de 70 a 80 espécies por período, principalmente na parte da manhã.

Quem terá direito a essa passarinhada, guiado(a) pelo Gabriel e o Rafael, será o 2º colocado na Categoria I (moradores da região de Corumbá e Ladário – MS) do concurso.

Todas as informações sobre o concurso estão descritas no edital, que pode ser acessado através do link: https://drive.google.com/file/d/1Jl8dKEsulsGn07syg3X0-Vw1oU3vxBYZ/view. Inscrições de 05 a 25 de Junho. Resultado: 28 de Junho.

Apa Baia Negra

APA Baía Negra surgiu pelo decreto 1,735 de 07 de outubro de 2010 com uma demanda do Ministério Público Federal (MPF) em parceria com a Secretária do Patrimônio Da União (SPU). É a primeira reserva sustentável no Pantanal e está localizada no município de Ladário – MS. Esta região possui uma grande diversidade de paisagens e está localizada muito próxima ao centro urbano, refletindo o que a morraria do Urucum e a Serra do Amolar representam para todo o Pantanal, planície e planalto no mesmo ambiente.

Hoje, 42 famílias vivem na Apa Baía Negra, onde dessas, 28 possuem o termo de autorização de uso sustentável (TAUS), (Fonte: Ecoa)