Geral

Com blitz educativa, Município alerta contra trabalho infantil

13 JUN 2019 • POR Prefeitura de Corumbá • 09h01
Ação foi realizada nas ruas centrais de Corumbá - Apolônio Júlio/PMC

Blitz educativa na área central de Corumbá nesta quarta-feira, 12 de junho, marcou a passagem do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. A ação foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e destacou o constante trabalho realizado na região não só pelo Poder Público, mas também com diversas instituições parceiras.

 A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social tem o compromisso de proteger as crianças contra o trabalho infantil e realiza a Campanha Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, com o intuito de alertar a população sobre essa grave violação de direitos.

 A secretária Municipal de Assistência Social, Gláucia Iunes, ressaltou que a Prefeitura atua incessantemente no enfrentamento ao trabalho infantil e que essa é uma das prioridades da gestão do prefeito Marcelo Iunes. Toda população deve denunciar a prática por meio do disque 100 ou no Conselho Tutelar. 

 Em Corumbá, a campanha foi lançada em 04 de junho com uma capacitação para os coordenadores da rede de ensino de Corumbá, Conselhos, Programa Criança Feliz, Coordenadores da Atenção Básica e Especial da Secretaria Municipal de Saúde. Já foram realizadas mobilizações nas feiras livres; reuniões com os beneficiários do Programa Bolsa Família nos Centros de Referência de Assistência Social; oficinas de confecção de cata-vento e atividades recreativas no CREAS. Ainda estão programadas panfletagens durante o Arraial do Banho de São João e reuniões com as famílias e professores das escolas rurais do Taquaral, Paiolzinho e Tamarineiro.

 12 de Junho

 O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil celebra-se a 12 de junho. Quem criou esta celebração foi a Organização Internacional do Trabalho. Esta agência das Nações Unidas instituiu a data do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil em 2002. 

 Esta data, celebrada no mesmo mês do Dia Mundial da Criança, visa alertar a população para o fato de muitas crianças serem obrigadas a trabalhar diariamente quando deveriam estar na escola a aprender e a construir um futuro melhor para si e para as suas famílias. 

 O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil deseja assim promover o direito de todas as crianças serem protegidas da exploração infantil e outras violações dos seus direitos humanos fundamentais, assim como a combater todos os tipos de trabalho infantil. Algumas celebridades juntam-se à causa, para aumentar a divulgação da data. 

 Segundo a Organização Internacional do Trabalho, mais de 20 em cada 100 crianças entram no mercado de trabalho por volta dos 15 anos de idade nos países pobres.