Geral

Sessão Solene na Câmara marca as ações do Movimento Maio Amarelo

29 MAI 2019 • POR Câmara de Corumbá • 13h36
Sessão Solene será à noite, no Plenário da Câmara - Divulgação

Uma Sessão Solene na noite desta quarta-feira, 29, marca as ações do Movimento Maio Amarelo em Corumbá, na busca por um trânsito mais seguro. O ato acontece a partir das 19 horas no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, e contará com as participações de autoridades locais, além de alunos da rede de ensino da região.

A sessão foi proposta pelo vereador Manoel Rodrigues e aprovada por unanimidade pelos demais pares do Poder Legislativo corumbaense. Além de homenagens àquelas pessoas que lutam por um trânsito mais seguro, está prevista uma palestra com o médico Riad Ali Hamie, com foco no Movimento Maio Amarelo – No Trânsito, o Sentido é a Vida.

A Sessão Solene integra a programação da campanha na região de Corumbá que, este ano, contou com uma série de ações, como blitz educativa envolvendo todos os órgãos ligados ao trânsito; simulação de acidente de trânsito; palestras em escolas e empresas; eventos esportivos e outras atividades voltadas para redução dos índices de acidentes de trânsito, uma das maiores causas de mortes em todo o mundo.

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O amarelo simboliza atenção, a sinalização e advertência no trânsito.

É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, por meio de uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, reforçando a necessidade de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.