Geral

Infraestrutura urbana ganha qualidade com obras executadas pelo Município

17 MAI 2019 • POR Prefeitura de Corumbá • 08h22
Prefeitura também executa implantação de drenagem profunda - Gisele Ribeiro/PMC

As obras de infraestrutura urbana que são executadas pela Prefeitura de Corumbá, nos mais variados pontos da cidade, foram vistoriadas pelo prefeito Marcelo Iunes na manhã desta quinta-feira, 16 de maio.

Acompanhado pelo secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla, o chefe do Executivo corumbaense percorreu os pontos que recebem ações com recursos do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Prata (Fonplata).

O primeiro ponto inspecionado foi o canteiro de obras instalado na entrada do bairro Cristo Redentor. Lá, a Prefeitura executa a abertura do acesso ligando diretamente as ruas Dom Pedro II e 15 de Novembro. Atualmente existe uma elevação no local e o trabalho se concentra na remoção desse trecho de elevação natural para dar acesso a moradores e veículos com a construção de uma via pavimentada.

“Era um anseio antigo dos moradores terem essa via de acesso permitindo deslocamento com maior rapidez. Essa obra vai desafogar o trânsito ao dar a possibilidade de passar por essas vias”, afirmou Iunes. “Terá um muro de arrimo aqui e uma via com drenagem, asfalto e acessibilidade com rampa e escadinha. Uma vez pronta, vai contemplar um anseio antigo da população, além de ajudar na valorização dos imóveis e da própria cidade”, complementou o prefeito.

“Essa ação aqui faz parte de um projeto que estabelece a execução de obras de drenagem e pavimentação que beneficiará 66 quadras da cidade, com execução a partir dos recursos do financiamento do Fonplata”, explicou o secretário Ricardo Ametlla.

Nesse mesmo pacote, a rua Marechal Deodoro, no bairro Generoso, recebe os serviços. “Além da pavimentação, também estamos executando em drenagem profunda e de águas pluviais”, disse Iunes. O trecho onde as obras estão em execução é o que dá acesso ao Mirante da Capivara – espaço oferece uma vista ampla do Pantanal, rio Paraguai e acesso à Baía do Tamengo.

Outra área inspecionada foi a que compreende o cruzamento da rua República da Bolívia e avenida General Rondon, localizada no bairro Dom Bosco. Ali, também são realizadas a implantação de drenagem e de  pavimentação.

O canteiro de obras do Binário da rua Cabral também foi vistoriado.  A criação do binário viário nas ruas Colombo e Cabral vai melhorar a mobilidade urbana da cidade. A rua Cabral também será contemplada com ciclovia que ficará integrada a Parque Linear dos Ipês.

Os binários são pares de ruas, próximas umas das outras, com mão única num sentido e mão única em outro. São vias preparadas para dar grande fluxo de mobilidade.  É readequação de via já existente para que funcione com esse objetivo de mobilidade para fluir o trânsito.

O Fonplata

O Município vai receber um total de 40 milhões de dólares do financiamento disponibilizado pelo Fonplata. Outros US$ 40 milhões, como contrapartida estabelecida pela parceria do Município e do Governo do Estado.

São cinco anos para execução total do projeto. Corumbá terá cinco anos de carência para iniciar o pagamento do financiamento, que deve ser quitado num período de 13 anos. Ao todo, o Município terá 18 anos para pagar o empréstimo de US$ 40 milhões contraído com o Fonplata.

São diversas ações voltadas para o desenvolvimento de áreas de recreação e descanso, infraestrutura de vias e drenagem, recuperação do patrimônio histórico e fomento do turismo.