Geral

Cadastramento biométrico obrigatório vai até outubro, alerta juiz

7 MAI 2019 • POR Câmara de Corumbá • 12h05
Na Câmara, juiz detalhou processo da revisão eleitoral e cadastramento biométrico - Divulgação

Os trabalhos de revisão eleitoral e cadastramento biométrico obrigatório vão até o mês de outubro e os faltosos ficarão impedidos de participar das eleições de 2020. O alerta foi feito ontem, segunda-feira, 06 de maio, pelo juiz da 1ª Vara Cível, Mauricio Cleber Miglioranzi Santos, responsável pela 50ª Zona Eleitoral.

O juiz participou da Sessão Ordinária da Câmara nessa segunda, oportunidade em que fez uma ampla explanação sobre o assunto, inclusive formalizando uma parceria com o Poder Legislativo, no sentido de conclamar o eleitor para a revisão eleitoral e o cadastramento biométrico programado oficialmente para o período de julho a outubro de 2019.

“Corumbá conta com mais de 69 mil eleitores, mas apenas 25% já fez a revisão eleitoral e o cadastramento biométrico. Estamos nos aproximando de um momento importante (eleição de 2020). Por isso estamos fazendo este chamamento e buscando parcerias para auxiliar no processo”, acentuou.

A preocupação do juiz Maurício Miglioranzi se deve justamente ao grande número de eleitores com dados desatualizados e obrigados a fazer o cadastramento biométrico. Ladário, com 13.346 eleitores, também preocupa. Está na mesma situação de Corumbá. As duas cidades somam 82.542 eleitores e apenas 20,6 mil estão aptos ao voto.

O juiz ressaltou que a revisão eleitoral e cadastramento acontece no período de julho a outubro. Quem ainda não possui a biometria cadastrada, deverá comparecer ao Cartório Eleitoral e realizar os procedimentos previstos, sob pena de ter o título cancelado.

Por isso mesmo o juiz orienta os eleitores no sentido de procurar o Cartório Eleitoral desde já, para realizar os procedimentos necessários, evitando filas e transtornos. Ele explicou que Corumbá conta com seis máquinas biométricas e que o tempo em média para o cadastro e de 15 minutos por eleitor.

Câmara é parceira

O presidente da Câmara, Roberto Gomes Façanha, assegurou que o Poder Legislativa é parceiro da Justiça Eleitoral e que os vereadores já estão engajados no processo, conclamando o eleitor a comparecer no Cartório Eleitoral, desde já, para a revisão eleitoral e o cadastramento biométrico.

“A Câmara é parceira. Vamos trabalhar em conjunto, utilizar todos os espaços que temos, inclusive na mídia, para uma campanha intensa, chamando o eleitor para comparecer ao Cartório Eleitoral e atualizar os dados e fazer a biometria”, enfatizou.

Uma preocupação dos vereadores foi em relação aos eleitores residentes na zona rural, região ribeirinha. Como não existe possibilidade de deslocamento dos equipamentos biométricos, o juiz comentou a possibilidade de, por meio de parcerias, viabilizar o transporte de eleitores para a área urbana, agendando inclusive o atendimento.

O vereador Tadeu Vieira levantou inclusive a possibilidade dos eleitores que votam em Corumbá, mas que residem em outros municípios, fazer atualização de dados e a biometria na cidade onde está morando atualmente, um assunto que será levado ao Tribunal Regional de Mato Grosso do Sul, conforme citou o juiz.

A biometria é uma tecnologia que dará ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. A medida torna praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.

Serviço

O Cartório Eleitoral de Corumbá fica localizado na Rua Duque de Caxias, 45, Bairro Nossa Senhora de Fátima. O atendimento acontece no período das 12 às 18 horas.