Geral

Município promove orientação sobre doença falciforme

13 ABR 2019 • POR Prefeitura de Corumbá • 09h10
Ação foi realizada com o público da Conferência Municipal de Saúde e na feira-livre - Clovis Neto

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos e Coordenadoria doença falciforme. A ação foi realizada com o público da Conferência Municipal de Saúde e na feira-livre localizada nas ruas Poconé e Afonso Pena, no bairro universitário.

Com participação da ACODFAL (Associação Corumbaense de Pessoas com Doenças Falciformes), a panfletagem, realizada na quinta-feira, 11 de abril, buscou informar a população sobre sintomas da doença e suas formas de tratamento, visando a prevenção e melhor identificação da doença pela sociedade.

O coordenador de Políticas Públicas de Igualdada Racial, Alexsandre Pereira de Souza, destacou a importância da ação conjunta. “Estamos promovendo diversas ações visando esclarecer a população sobre o tema, a doença falciforme atinge, em sua maioria, a população negra e por isso a coordenadoria está engajada nessas ações. Precisamos cuidar e alertas a comunidade”, disse.

Doença Falciforme é um nome utilizado para as doenças causadas pela presença de uma Hemoglobina anômala, a Hemoglobina S nos glóbulos vermelhos. Hemoglobina é uma proteína responsável pelo transporte de oxigênio aos tecidos. Está presente nos glóbulos vermelhos do sangue (Hemácias).

Os sintomas mais comuns são anemia, crises de dor, icterícia (amarelão), infecções e febre, pneumonia, ulcera nas pernas, AVC e síndrome do mão-pé.

Em Corumbá o dia 11 de abril marca o início da semana de prevenção ao traço e anemia falciforme, a data foi escolhida em homenagem a Walthênia Agda da Costa, que Faleceu nesta data, em 2013, vítima da falta de conhecimento sobre a anemia falciforme.

O contato da ACODFAL pode ser feito por telefone, no numero (67) 99631-4729 ou pela página da Associação no Facebook  “Acodfal - Associação Corumbaense de Pessoas com Doença Falciforme”.