Geral

Em Brasília, vereador apresenta pedido por mais médicos em Corumbá

12 ABR 2019 • POR Câmara de Corumbá • 11h14
Bia Cavassa, ministra Tereza Cristina e Chicão: agenda positiva em Brasília - Divulgação

O vereador Chicão Vianna cumpriu extensa agenda essa semana em Brasília e aproveitou a viagem à Capital Federal, para solicitar junto ao Ministério da Saúde, a disponibilização de profissionais do Programa Mais Médicos, para suprir uma necessidade na cidade, responsável pelo atendimento de uma enorme região pantaneira, inclusive de cidadãos bolivianos.

A designação de mais médicos do programa para Corumbá foi feita por Chicão na sessão da última segunda-feira, por meio de requerimento direcionado ao ministro de Saúde, Luiz Henrique Mandetta, assim como ao governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, e ao secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.

Na terça-feira, o vereador seguiu para Brasília e esteve em contatos com assessores do ministro Mandetta, quando fez o pleito pessoalmente. “Corumbá faz fronteira com a Bolívia que, por tratados internacionais, atende também pacientes bolivianos que necessitam de serviços médicos, aumentando a demanda. Por isso mesmo precisamos de um número maior de profissionais do Programa Mais Médicos, importantes para suprir uma demanda cada vez maior de atendimentos”, justificou.

O vereador aproveitou a viagem para outros contatos, inclusive para beneficiar a Santa Casa de Corumbá, hospital responsável pelo atendimento não só da população corumbaense, mas também ladarense e de moradores das cidades bolivianas localizadas na faixa de fronteira. Uma das agendas foi com a deputada federal corumbaense, Bia Cavassa, com quem reforçou a importância de se apoiar a unidade hospitalar.

Ainda junto com a deputada, participou de uma agenda com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Deputada Tereza Cristina, tratando de diversos assuntos, em ter eles, a situação do Rio Taquari que, assoreado, gera transtornos às famílias ribeirinhas, como o entupimento ocorrido dias atrás, dificultando a navegação.

Bolsa Atleta

Por outro lado, antes de cumprir agenda em Brasília, Chicão fez um pedido à Prefeitura, direcionado ao diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (FUNEC), Paulo André de Araújo Júnior, estudos no sentindo de retomar o programa Bolsa Atleta.

“Nossa cidade é uma referência na prática esportiva em nosso Estado. Temos atletas corumbaenses em competições estaduais, nacionais e, inclusive, internacionais. Por isso mesmo precisamos dar maior apoio e o Bola Atleta, interrompido anos atrás, prejudicando atletas, que, sem o devido incentivo financeiro, têm dificuldades em manter os treinamentos e representar a cidade em competições importantes. Por isso estamos pedindo o retorno do programa”, completou.