Geral

Escola do Sesi de Corumbá usa blocos lógicos para aula de geometria

11 ABR 2019 • POR FIEMS • 08h09
A atividade também serviu para que os alunos reconhecessem as figuras planas e sólidos geométricos - FIEMS

Para facilitar e promover o desenvolvimento de habilidades de colaboração e ajudar na identificação de diversos tipos de sólidos geométricos, a Escola do Sesi de Corumbá usou blocos lógicos na aula de geometria para os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental. A atividade também serviu para que os alunos reconhecessem as figuras planas e sólidos geométricos, bem como analisassem a relação entre os números de faces, vértices e arestas de um poliedro. 

Segundo a professora Maria Auxiliadora Bertini, inicialmente o conteúdo foi ministrado em sala e, em um segundo momento, os alunos foram encaminhados para o laboratório de matemática. “No laboratório, os estudantes manusearam os blocos lógicos, explorando os aspectos como formas, tamanhos, vértices, faces e arestas”, informou.

Ela completa que a aula diferenciada teve como intuito a realização das atividades da apostila como também as atividades práticas. “Por meio desses recursos, é possível facilitar o entendimento da Matemática. Quando se tem um modo organizado de trabalho tudo fica mais simples e é a geometria que permite o conhecimento das variadas formas geométricas”, ressaltou.

Para a aluna Beatriz dos Santos da Silva, a aula foi muito instrutiva. “Nunca tinha entrado em um laboratório de matemática e fiquei fascinada, pois consegui realizar as atividades da apostila com a ajuda das peças. Aprendi brincando”, relatou. 

Já o aluno Davi de Mello Ferreira considerou a atividade bem divertida e, ao mesmo tempo, educativa. “Achei muito interessante aprender geometria de forma lúdica e prática. Espero que continuemos a ter esse tipo de atividade nas aulas de matemática”, pontuou.