Geral

Serviço de fisioterapia no Pronto Socorro é solicitado na Câmara de Corumbá

3 ABR 2019 • POR Câmara de Corumbá • 10h38
Yussef diz que serviço de fisioterapia é importante dentro do Pronto Socorro - Ascom

A implantação de serviços de fisioterapia no Pronto Socorro Municipal de Corumbá foi sugerida pelo vereador Yussef Salla, durante sessão da Câmara, levando em consideração a Resolução 501 do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), que reconhece a atuação do fisioterapeuta na assistência à saúde nas Unidades de Emergência e Urgência.

Dessa forma, Yussef está sugerindo ao prefeito Marcelo Iunes e ao secretário de Saúde, Rogério dos Santos Leite, a realização de estudos para implantação desse serviço no Pronto Socorro. Ele lembra que a Resolução levou em consideração que que o fisioterapeuta é integrante de equipes da área da Saúde em diversos setores hospitalares: Unidades de Terapia Intensiva, Emergências, Pronto Atendimentos e outros setores.

Além disso, cita a “competência, no âmbito da sua atuação, do Fisioterapeuta quando do uso da ventilação mecânica invasiva, da oxigenoterapia e da ventilação mecânica não invasiva”; que a “Fisioterapia é listada nas normas do Ministério da Saúde no que se refere ao serviço de urgência e emergência no Brasil”.

A Resolução considerou o “reconhecimento internacional quanto a presença do Fisioterapeuta como profissional habilitado a compor Time de Resposta Rápida”, e que o “atendimento em ACLS – Suporte Avançado de Vida Cardiovascular em Adultos, exige ação integrada e coordenada de toda a equipe disponível no atendimento do paciente”.

Infraestrutura

Em outro requerimento, Yussef solicitou à pasta de Infraestrutura, pavimentação asfáltica ou lajotamento da Rua Alexandre de Castro, entre as ruas José Fragelli e Marechal Deodoro, inclusive com roçada e limpeza de terrenos existentes no trecho, provocando surgimento de animais peçonhentos e mosquitos que podem causar epidemia no local.

Também pediu a pavimentação (lajotas ou asfalto) da Alameda Estrela Dalva, entre as ruas Rio Grande do Sul e Paraná, no Jardim dos Estados, para melhorar as condições de tráfego, eliminando a poeira, em períodos de seca, e lama durante a chuva.