Geral

Hospital normaliza realização de exames clínicos

29 MAR 2019 • POR Flávia Ibanez • 11h22

Há muito tempo a situação do único hospital de Corumbá vem se agravando. A entidade vive de doações, repasses de contratualização e do SUS, entretanto com tabela desatualizada desde 1990 a Santa Casa não consegue sair do vermelho. Diariamente há enfermos e familiares reclamando de falta de medicamento, impossibilidade de realização de exames laboratoriais, e até cancelamento de cirurgias eletivas. A direção da Sociedade Beneficência Corumbaense vem tentando driblar a crise e atualmente sobrevive com ajuda de doações. Nesta quinta-feira,28, o Senac fez a doação de 300 metros de tecido para confecção de uniforme de médicos e enfermeiros. E tudo foi feito pelos enfermeiros para reduzir despesas.

Nesta manhã de sexta-feira a direção do hospital confirma que suspenderam os exames por falta de repasse do SUS, mas que nesta sexta-feira,28, tudo já foi normalizado. Confiram a nota enviada à imprensa:

“Em face da grave crise financeira que assola a saúde pública do país, da tabela desatualizada do SUS e da ausência de repasse Federal proporcional aos municípios que o Hospital de Corumbá assiste, a Associação Beneficente de Corumbá vem a público esclarecer que custeia mensalmente uma média de 13 mil exames com o laboratório prestador de serviço.

Nos dias 26 e 27 deste mês, por motivo de falta de recurso, o laboratório precisou suspender o atendimento à população, mantendo apenas exames aos casos de maior complexidade, como no Centro de Tratamento e Terapia Intensiva, oncologia e atendimentos emergenciais.

A Santa Casa de Corumbá conseguiu o recurso necessário para pagar o laboratório nesta quinta-feira,28,  e a partir de então os serviços ao público foram normalizados”.