Geral

Vereador solicita redução de carga horária para psicólogos da Prefeitura

26 FEV 2019 • POR Assessoria de imprensa • 11h15
Vereador Dr Gabriel quer redução na jornada de trabalho - Assessoria de imprensa

A redução da carga horária dos profissionais de psicologia de 40 para 30 horas, está sendo solicitada pelo vereador Gabriel Alves de Oliveira. O pedido foi direcionado aos secretários de Saúde, Rogério Santos Leite, e de Assistência Social, Glaucia Iunes, bem como ao prefeito Marcelo Iunes, no sentido de que seja atendida uma reivindicação da categoria.

A solicitação de Gabriel é que a redução da carga horária ocorra em sem prejuízo salarial aos servidores, até a discussão do aumento do salário base com a classe. “Vários municípios do Estado e do Brasil já implementaram as 30 horas. Além disso, jornadas de trabalhos exaustivas podem causar transtornos mentais e comportamentais que são a terceira causa de incapacidade para o trabalho, conforme dados da Secretaria da Previdência”, justificou.

O vereador observa que a ausência de saúde mental do servidor público prejudica toda e qualquer atividade que visa o cuidado com a população. “Vale lembrar que sempre em reduções de carga horaria para contenção de gastos por determinação do Poder Executivo, os profissionais de saúde não estão inclusos e acabam sofrendo uma carga de estresse maior”, continuou.

Gabriel lembrou que, no ano passado, durante Sessão Solene em celebração ao Dia do Psicólogo, o prefeito Marcelo Iunes “assumiu o compromisso de anunciar novidades para a classe de forma imediata, o que não ocorreu até o momento, frustrando esses profissionais”.

Enfatizou que “os psicólogos desempenham suas atividades com uma carga excessiva física e emocional no atendimento ao munícipe, lidando constantemente com o sofrimento, além de realizar em suas atividades mais de um serviço: atendimento individual, de grupo, familiar, acompanhamento de internação, palestras e oficinas diversas”, completou.