Geral

Chuva derruba duas casas em área de risco

20 FEV 2019 • POR Sylma Lima • 17h30
Casas desabam na encosta do Borroski - Victor Viegas

Há mais de dez anos a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o Campus Pantanal, liderados pelo corpo docente do curso de geografia, fez um Atlas com o perfil sócio econômico de Corumbá. No documento constava mais de 2 mil famílias morando em áreas de risco, cujo diagnostico, também foi relatado na ocasião à Defesa Civil Municipal. Através deste documento centenas de famílias foram contempladas com casas dos programas habitacionais do governo federal, estadual e municipal, entretanto, algumas  retornaram aos barracos nas encostas dos bairros Dom Bosco, Cervejaria, Borroski e Arthur Marinho.

Chefe da Defesa Civil Ten BM Isac Nascimento interddiitou a área. Foto: Victor Viegas

No inicio da tarde desta quarta-feira,20, uma precipitação, que desagua na rua Oriental, atingiu em cheio dias casas (germinadas) que acabaram deslizando causando perda total, no bairro Borroski (beira rio), rua Vulcano. Não havia pessoas nos imóveis no momento do deslizamento de terra. A Defesa Civil ,acompanhada de uma equipe do Corpo de Bombeiros esta no local efetuando o isolamento da área. As famílias estão bem, e devem se abrigar na casa de parentes ou amigos. Ainda há perigo de novos deslizamentos na região, considerada de alto risco.

Ocorre que por se tratar de famílias de ribeirinhos, que vivem da pesca, na maioria dos casos, as habitações ficam em local bem distante de onde estão acostumados a viver e buscar o alimento dos rios, por isso, retornam, mesmo sabendo do perigo de novos desabamentos. Não é a primeira vez que esse tipo de acidente acontece em Corumbá, mas mesmo alertadas as famílias insistem em viver nas encostas, em barracos improvisados e sem estrutura para suportar uma enxurrada. A Defesa Civil esta no local.

Há centenas de casas em área de risco catalogadas pela Defesa Civil. Fotos: Victor Viegas