Geral

Com Legislativo reforçado, Câmara abre trabalhos do biênio 2019-2020

19 FEV 2019 • POR Câmara de Corumbá • 09h33
Sessão marcou abertura dos trabalhos da 3ª Sessão Legislativa - Ascom

Sessão Solene na noite de ontem, segunda-feira, 18 de fevereiro, marcou a abertura dos trabalhos da 3ª Sessão Legislativa do Biênio 2019 – 2020, da 61ª Legislatura do Município de Corumbá. O ato aconteceu no plenário da Casa do Barão de Vila Maria, sob a presidência do vereador Roberto Façanha, e que contou com as presenças do prefeito Marcelo Iunes; do general-de-brigada Ricardo Piai Carmona, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira; do 1º Defensor Público Criminal da Comarca de Corumbá, Carlos Felipe Guadanhim Bariani, além de outras autoridades.

A abertura dos trabalhos foi marcada pelo fato de que, hoje, o Legislativo corumbaense ganhou dois grandes reforços com os deputados Evander Vendramini (Estadual) e Bia Cavassa (Federal), o que representou a retomada da representatividade política pantaneira em Campo Grande, na Assembleia Legislativa, e em Brasília, na Câmara Federal.

O assunto foi levantado pelo presidente da Câmara, Roberto Façanha, que destacou a importância de juntas as forças, buscar parcerias “para somarmos conjuntamente e multiplicarmos os resultados em prol da nossa Corumbá”.

“Temos a consciência que será um ano de muito trabalho, com novos desafios e apreciação de muitas matérias relevantes por parte desta Casa de Leis, não somente as emanadas do Poder Executivo, mas também do próprio Legislativo”, comentou Façanha.

Ele observou que o foco está nas prioridades que, “aliadas ao grande avanço que tivemos nas eleições de 2018, quando resgatamos a nossa representatividade política elegendo um deputado estadual, o ex-vereador Evander Vendramini, e uma deputada federal, Bia Cavassa, buscaremos romper as barreiras que nos foram impostas pelo isolamento geográfico e político”.

Lembrou o encontro dos vereadores com a deputada Bia Cavassa ocorrido no final da manhã da segunda-feira, quando foram tratados assuntos importantes relacionados ao Hospital de Corumbá, SISFRON (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), ampliação do presídio que está superlotado, assoreamento do Rio Taquari, asfalto para o Distrito de Albuquerque, ramal do gás, fisioterapia no campo, ampliar as ações sociais em conjunto com o Exército e Marinha, entre outros.

“Sabemos que não será fácil, mas trabalharemos estas questões juntamente com o prefeito Marcelo Iunes e com o deputado estadual Evander Vendramini, para atingirmos nossos objetivos, na busca de melhorias para a população corumbaense”, continuou.

O presidente lembrou também a importância do estabelecimento de parcerias com o Poder Legislativo, como a realização de um trabalho conjunto com a Defensoria Pública, para redução das demandas, beneficiando a população, e com as Forças Armadas, quando destacou que “tivemos a honra de, dias atrás, nos reunirmos com o general-de-brigada Carmona, que anunciou as obras do complexo em uma área do Exército, para instalação do SISFRON”.

Poder Executivo

Roberto Façanha, mais uma vez, citou ser fundamental o trabalho em harmonia com o Poder Executivo. “O prefeito Marcelo tem conhecimento pleno do Poder Legislativo. Foi vereador por três mandatos e sua presença e o seu apoio nos honra muito”, completou.

 

Marcelo, por sua vez, desejou sucesso a Roberto Façanha, presidente do Legislativo no biênio 2019 – 2020, com quem trabalho por três mandatos; desejou boa sorte também ao novo vereador João Mário, que assumiu a vaga do deputado estadual Evander Vendramini, e disse que as portas da Prefeitura estão abertas para todos os representantes do Legislativo corumbaense.

O prefeito também destacou o avanço conquistado com as eleições de Evander e Bia Cavassa, e desejou que “o ano seja muito produtivo e, com certeza, grandes projetos sairão dessa casa. Estamos juntos por uma Corumbá mais justa, unida e desenvolvida”, concluiu.

A sessão contou com as presenças dos vereadores Tadeu Vieira, Gaúcho da Pró-Art, Manoel Rodrigues, Yussef Salla, André da Farmácia, Luciano Costa, Baianinho, Chicão Vianna, Domingos Albaneze Neto, João Mário, Paulo Bertini e Gabriel Alves de Oliveira.