Geral

CTI do Cassems de Corumbá deve funcionar em início de 2020

25 JAN 2019 • POR Sylma Lima • 17h14
Ricardo mostrando a sala de unidade intensiva quase pronta em Corumbá. Fotos: Victor Viegas

 

No dia 30 de Março de 2016 o medico cardiologista Ricardo Ayache, presidente da Cassems, lançou a pedra fundamental do hospital dos servidores em Corumbá, inaugurado no dia 23 de Novembro de 2018, no bairro Popular Velha. A obra orçada em R$ 15 milhões de reais  com recursos próprios, e parte  financiada pelo BNDES, ainda não está finalizada, pois, o próximo passo  é concluir a, já iniciada,  Unidade de Terapia Intensiva  (UTI) ,prevista para inicio de 2020. Quem olha de fora não imagina o tamanho da área que esta sendo ampliada, e já em estado adiantado, inclusive o elevador .

Ricardo Ayache conversou com a reportagem do Capital do Pantanal e explicou que atualmente o maior desafio dos gestores de saúde é a melhoria da qualidade de vida , e para isso já estão sendo implantados programas de prevenção ás doenças, “ os idosos , principalmente, precisam envelhecer saudáveis, por isto estamos trabalhando com saúde preventiva” . Ele adiantou que em Corumbá o hospital já conta com tomografia computadorizada e ressonância magnética funcionando a pleno vapor, “ a hemodinâmica será o próximo a ser implantadoem Março.  Estamos ampliando o hospital em mais dez quartos, com dois pisos, elevador e UTI” , disse.

Obra faz parte da segunda fase do hospital. Fotos: Victor Viegas

Outra novidade é que a partir do proximo mês o hospital de Campo Grande esta abrindo residência médica com quatro profissionais, sendo dois intensivistas e dois cirurgiões gerais. As inovações e investimentos não param, e  todos os outros hospitais da Cassems no estado estão passando por reformas e ampliações, “ o hospital de Campo Grande já esta pequeno e temos uma área de mais de 20 mil metros quadrados para aumentar, além de Aquidauana, Três Lagoas, Dourados, Navirai, e Parnaiba. Todos serão revitalizados, e haverá investimentos no setor da odontologia com  ônibus itinerante e consultório móvel” .

Quanto às obras do CTI em Corumbá, estas já estão avançadas, e funcionará em piso superior, cujo acesso será por elevador, , “ temos muito trabalho pela frente, a sala está projetada e já estamos adquirindo equipamentos” . Segundo Ayache Corumbá terá mais obra de excelência .

O Hospital da Cassems desafogou o atendimento da Santa Casa. criada em 1904 e aberta a atendimento desde de 1912 pela Sociedade Beneficença Corumbaense. A unidade hoje funciona com 50 leitos, sendo já estão sendo planejados mais 35 para a segunda fase.

Ricardo Ayache foi o gestor que transformou o plano de saúde dos servidores em MS e colocou a empresa como uma das melhores para se investir no país. Fotos: Victor Viegas