Geral

Comércio apresenta melhor resultado para empregos formais

23 JAN 2019 • POR Sylma Lima • 10h26
Caged

Em 2018 o comércio de mato Grosso do Sul gerou saldo positivo de 1.535 vagas, ou seja, este foi o resultado entre admitidos e demitidos. É o melhor resultado desde 2014 e início da instabilidade econômica que atingiu o País. Os dados são do CAGED, do Ministério do Trabalho.

No ano de 2017 o setor gerou 681 vagas. “Para o comércio tivemos um alento, mostrando o processo de recuperação que vem ao encontro da intenção de consumo que melhorou, já começamos na zona positiva no início deste ano. A inadimplência reduziu e isso pode ser reflexo dessa empregabilidade do comércio, temos a definição política e aumento da confiança do empresário, que acaba contratando mais alimentando o ciclo econômico”, analisa o presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS, Edison Araújo.

Por outro lado, o saldo geral de empregos, entre todos os segmentos, permaneceu negativo, em 3.104 vagas. “Considerando todos os segmentos ainda temos uma preocupação muito grande, afinal tivemos um saldo negativo puxado pelos serviços, que também pressionou o acumulado de 12 meses”, observa a economista do IPF-MS, Daniela Dias.

O setor de serviços apresentou o pior resultado da série histórica disponibilizada pelo Ministério do Trabalho, com redução de 5.435 vagas contra -396 em 2017.  “Podemos dizer que dois meses contribuíram para esses resultados tão negativos, o próprio mês de dezembro, com -7801 vagas e setembro -3722 vagas. Os segmentos mais impactados foram de alojamento, alimentação, reparação, manutenção e redação; estamos falando nesse sentido de hotelaria, restaurantes, mecânicas. Pode ser, ainda, que tenha havido uma pequena migração dos serviços para comércio, mas ainda assim justificaria somente em partes”.