Geral

Dois são presos por estupro de menina indígena na estrada da Codraza

17 JAN 2019 • POR Sylma Lima • 18h18
Dupla acusada de estupro de menor no início deste mês em Ladário - Divulgação PC

Na tarde desta quinta-feira (17/01/2019), Policiais Civis de Ladário promoveram diligências visando localizar os autores de um recente estupro ocorrido na cidade, culminando com o cumprimento de dois mandados de prisão preventiva expedidos nos autos nº 000050-31.2019.8.12.0008.0001-09 da 2ª Vara Criminal de CorumbáS. Em patrulhamento, o primeiro envolvido identificado como Genesis Pessoa Rojas, (18) fora encontrado nas proximidades do Bairro Ernesto Sassida, em Corumbá. Em continuidade com as diligências, a equipe policial encontrou o segundo envolvido, identificado com o Josué de Souza Cristaldo (19) na casa de familiares no Assentamento 72, Ladário. Após as prisões, ambos foram submetidos á exame de lesões corporais, interrogados e encaminhados ao Estabelecimento Penal.

Entenda o caso:

No dia 01/01/2019 registrou-se Boletim de Ocorrência aonde os comunicantes narraram que se encontravam em um balneário na “estrada da codraza” e ao retornarem para a cidade encontraram a vítima (indígena de 16 anos de idade) chorando com as roupas rasgadas e sujas dizendo que fora “violentada por um amigo do seu marido a mando deste”.  

Segundo conta na ocorrência, a vítima se estava voltando a pé com o marido Josué e um amigo conhecido por Genesis, vulgo Monstrinho, do porto geral da cidade de Corumbá até a casa onde vive com o marido no assentamento 72 em Ladário. Em determinado momento, Josué parou em um local da estrada que possui uma construção abandonada e chamou a vítima. A jovem atendeu ao chamado , e quando adentrou na construção abandonada,  Josué abaixou a calça e mandou que a vítima fizesse o mesmo.

Diante da situação a vítima começou a chorar quando então Josué vestiu as calças e chamou Genesis dizendo “ela é toda sua”, oportunidade que Genesis passou a violentar a vítima ordenando que fizesse sexo oral e vaginal. Após o ato, os autores se evadiram rumo ao sítio no Assentamento 72.

Imediatamente após o registro da Ocorrência, o Delegado Titular de Ladário, Dr. Rodrigo Blonkowski ordenou instauração de Inquérito Policial e a realização de diligências visando identificar e qualificar os autores. Com base nas informações repassadas pelo Setor de Investigações da Unidade de Ladário, a Autoridade Policial representou pelas prisões preventivas dos indivíduos, e após a chancela do Ministério Público, foram deferidas pelo Douto Juízo da 2ª Vara Criminal de Corumbá.

“Casos envolvendo violência doméstica tem grande incidência na cidade de Ladário/MS. Todavia, estupros não são casos comuns na cidade. O caso  chamou muito a atenção pelo ‘modus operandi’ e a pouca idade dos envolvidos. A Polícia Civil de Ladário se encontra atenta e a disposição de toda a população ladarense”, frisou Blonkowski