Geral

Governo institui orquídea “Cattleya nobilio” como flor símbolo do Estado

7 JAN 2019 • POR Sylma Lima • 17h14
“A flor simbólica orquídea “Cattleya nobilior” poderá ser usada em todas as manifestações de caráter científico e tecnológico, turístico, artístico e cultural. - Reprodução google

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sancionou a Lei 5.316/2019 que foi publicada na data de hoje no diário oficial que designa a Orquídea “Cattleya Nobilior”, como a flor símbolo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Fica a partir de agora instituída a orquídea “Cattleya nobilio”  como flor símbolo do MS a ser comemorada todo ano no mês de agosto, que é a época de maior concentração de sua floração.

Segundo a Lei, “ A instituição da orquídea “Cattleya nobilior” como flor simbólica, tem por objetivos principais promover a produção de flores, desenvolver a economia, o turismo e a preservação ao meio ambiente” e ainda  que “A flor simbólica orquídea “Cattleya nobilior” poderá ser usada em todas as manifestações de caráter científico e tecnológico, turístico, artístico e cultural.

Por fim, a Lei esclarece que “O Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio das Secretarias Estaduais e de Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, e suas superintendências, poderão adotar medidas ao desenvolvimento de programas, tais como: I - repovoamento e preservação da orquídea em todo o Estado e nas árvores existentes em parques, podendo ter a participação da iniciativa privada; II - divulgação nos eventos estaduais e nas escolas, da importância da “Cattleya nobilior”.