Geral

Polícia Militar divulga o resultado das ações em 2018

7 JAN 2019 • POR Assessoria de comunicação • 08h53
De acordo com o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel PM Waldir Ribeiro Acosta, esses resultados decorrem da atuação efetiva e ininterrupta dos policiais militares, homens e mulheres valorosos, que dedicam suas vidas para servir e proteger a socied - Divulgação.

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul divulga na sexta-feira (04/01) os dados relativos as ações de polícia ostensiva realizadas pela instituição no ano de 2018. A PM é responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo em todo o estado, bem como na repressão imediata de crimes em situação de flagrância, seja nas áreas urbanas ou rurais .

Nas áreas urbanas a Polícia Militar realiza abordagens a pessoas, fiscalização de trânsito, vistorias em presídios, escolta de presos e policiamento geral a pé e radiopatrulhamento. Nas áreas rurais, fiscaliza as rodovias e estradas estaduais, áreas florestais, rios e lagos, com a finalidade de prevenir e inibir a prática de crimes.

Além disso, a corporação conta com o policiamento aéreo, que atua no apoio e cobertura em operações especiais, busca e captura de criminosos, transporte emergencial de tropa, mapeamento e levantamento de locais específicos.

A Polícia Militar realizou em 2018, aproximadamente 18 mil operações que resultaram em 801 mil pessoas abordadas , 581 mil veículos vistoriados. As pessoas conduzidas à delegacia totalizaram 28.367 e o número de  veículos recuperados, em razão de furto ou roubo, alcançaram 2.339.

As apreensões de armas chegaram ao número de 981, enquanto que a quantidade de mandados de prisão cumpridos pela Polícia Militar resultou em 5.223 foragidos da justiça recapturados, o que representou um aumento de 17% em relação ao ano anterior.

No combate ao tráfico de drogas, somente a PM apreendeu mais de 176 toneladas, sendo 175,3 toneladas de maconha, 549,2 kg de cocaína, 305,3 kg de pasta base, além de apreensões de crack e haxixe. Essas apreensões tiveram um aumento de 11% em relação a 2017.

A Polícia Militar atuou também contra o contrabando de cigarros, sendo responsável pela retirada de circulação de 12.637.780 maços de cigarros oriundos do Paraguai.

Na fiscalização de trânsito e ambiental, a PM emitiu 84.275 autos de infração de trânsito, recolheu 12.529 veículos com irregularidades e efetuou 654 notificações ambientais.

No comparativo com 2017, a Polícia Militar aumentou em 118% o número de operações, sendo realizados bloqueios policiais  e blitzs por todo o Estado, o que  também resultou no aumento de 27% de pessoas e 3% de veículos fiscalizados.

De acordo com o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel PM Waldir Ribeiro Acosta, esses resultados decorrem da atuação efetiva e ininterrupta dos policiais militares, homens e mulheres valorosos, que dedicam suas vidas para servir e proteger a sociedade. Ele ressalta ainda os investimentos do Governo do Estado em viaturas e equipamentos, além do apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.