Geral

Devotos fazem “Obrigação de Ano Novo para Iemanjá” em Corumbá

31 DEZ 2018 • POR Sylma Lima • 11h59
Imagem confeccionada pelo artista plástico Dener Art. Foto: Tatiana Amorim

Trabalhos espirituais para Iemanjá começaram neste domingo, 30, e encerra hoje, 31, ultimo dia do ano. Participar das oferendas especiais do final de ano, dizem os pais de santo, que  ajuda a abrir os caminhos econômicos para o ano que inicia, trazendo mais prosperidade financeira, saúde, além de paz nos relacionamentos sociais e amorosos.

Com a entrega do “Barco de Iemanjá” no dia 31 de dezembro (reveillon)  todos os devotos da umbanda podem garantir um ano novo cheio de axé e boas energias para que tudo se realize conforme seus sonhos.

Esta comemoração é aberta ao público gratuitamente e dedicada a “Iemanjá – Rainha do Mar“, que lava e purifica o corpo com as águas sagradas e  atrai as boas energias e o axé do seu orixá pessoal para abrir com chave de ouro o ano que se aproxima. Este ano , o porto geral exibe uma imagem que pesa apenas 15 quilos, confeccionada em isopor, medindo sete metros de altura em cima de um barco. Fieis da umbanda e candomblé fazem suas oferendas em barquinhos que são lançados nas aguas do rio Paraguai, em seguida há rituais de passes e limpezas feitas pelas entidades.

A imagem tem atraído presença de turistas e da própria comunidade e já foi ungida por pastores evangélicos. A imagem será usada numa agremiação carnavalesca, e deve serretirada do porto após o reiveillon.