Geral

Mais uma reforma da escadinha da 15 de Novembro por R$ 128 mil

30 NOV 2018 • POR Sylma Lima • 08h37
Escadinha foi construída para ligar a Avenida ao porto geral.Foto: PNC

Foi publicado no diário oficial de Corumbá ( 29) o Aviso de Resultado de Licitação anunciando que a empresa vencedora Marco Arquitetura e Engenharia Construções e Comércio Ltda, irá executar o serviço de contenção para estabilização da escadinha da Rua 15 de Novembro, que dá acesso ao Porto Geral.

O valor da obra será de R$ 128.954,26 (cento e vinte e oito mil novecentos e cinquenta e quatro reais e vinte e seis centavos). A escadinha é um cartão postal de Corumbá, tombado como patrimônio histórico, e hoje se encontra abandonada e interditada e já foi alvo de outras reformas.

A Escadinha da 15 de Novembro foi construída há 95 anos atrás em 1923 e tem 126 degraus e foi inaugurada e reinaugurada várias vezes, como a do dia 21/12/2012 pelo então prefeito Ruiter de Oliveira.

A escadinha esta interditada pela Defesa Civil do Município há cerca de dois anos desde a última chuva que desabou parte da estrutura comprometendo a obra, e parte do telhado de um prédio histórico. O Iphan pediu a interdição e reforma da obra e já havia notificado à prefeitura varias vezes, porém sem sucesso.

O Capital do Pantanal ,na ocasião do desabamento, solicitou pessoalmente e via e-mail,  informações da ex chefe do Iphan em Corumbá Silvia Cedron sobre a notificação, porém , esta encaminhou o oficio a Capital, que também se esquivou do assunto. A escadinha que liga o a Avenida General Rondon (parte alta) à Ladeira José Bonifácio sofre deslizamentos de terra toda vez que chove, uma vez que existe uma grande galeria de aguas pluviais que desagua na encosta. Reformar a escadinha e não solucionar o problema da galeria, vai continuar gerando os mesmos problemas que há anos provoca interdição da obra.

Interdição

Escadaria que dá acesso à ladeira José Bonifácio e ao Porto Geral de Corumbá foi interditada pelo Corpo de Bombeiros por risco de desabamento de parte do barranco que fica em volta da escada, na manhã de 30 de Dezembro de 2016.

De acordo com os bombeiros, algumas pedras rolaram do barranco e o solo encontrava-se com umidade. Por conta disso, trecho da escadaria, conhecida como escadinha da XV, foi interditado.